Inglaterra e Japão são indicadas como sede das próximas copas


Este post foi baseado na notícia  que saiu direto do site da IRB.

O comitê responsável pela avaliação das cidades candidatas a sediar as próximas copas do mundo, em 2015 e 2019 finalizaram sua análise, e terminaram por recomendar Inglaterra e Japão para realizarem a tarefa, respectivamente, em 2015 e 2019. Desse modo, obtém-se um equilíbrio entre um país onde a cultura e o esporte estão consolidados e outro onde o mesmo se encontra em forte expansão.


Foram analisados não somente o aspecto técnico e infraestrutura, mas também o apoio político, retorno financeiro, e como  as sedes estão inseridas no contexto estratégico da entidade, com vistas para a populariação do esporte. Desse ponto de vista, nada mais lógico e justo definir o Japão como uma sede.

Com o objetivo de garantir um plano de investimento de 150 milhões de Libras, entre 2009 e 2012 a ser repartido entre todos os membros da IRB como forma de incentivo para o desenvolvimento do esporte mundialmente, foi decidido por um país com forte tradição (Inglaterra), que terá alto retorno financeiro e ótimo público  para, uma vez consolidado, levar o torneio para um país emergente no esporte (Japão), que implica uma série de riscos.

De qualquer forma, a copa do mundo Junior (JRFU) realizada no país neste ano, já demonstrou a capacidade de organização dos japoneses, ao sediarem um torneio de nível mundial. Acredito que a experiência em sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2002 já tenha sido um aprendizado e tanto.

O comitê deixou clara a vontade de que a competição seja inteiramente realizada em um único país, ao contrário do que ocore geralmente (na última copa da França e Inglaterra, jogos foram sediados na Escócia e País de Gales, por exemplo).

Agora, o documento deverá ser enviado para a o conselho da IRB, que é quem realmente dará o veredicto sobre quem sediará as competições. A decisão sobre as sedes sai no dia 28 de julho, em Dublin, Irlanda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: