Começa a Currie Cup


curriecup logo

Teve início ontem a edição de 2009 da Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano de Rugby.

O rugby profissional da África do Sul é dividido entre a disputa do Super 14, por 5 equipes do país (Bulls, Sharks, Stormers, Lions e Central Cheetahs) no primeiro semestre do ano, e a disputa da Currie Cup, por 14 equipes, no segundo semestre. As mesmas equipes que disputam a Currie Cup, disputam no primeiro semestre a Vodacom Cup, para manter os todos os atletas profissionais ativos.

As equipes da Currie Cup são seleções provinciais ou regionais (há províncias com mais de uma equipe), representando as 14 uniões de rugby do país; ao passo que as 5 equipes do Super 14 são franquias que foram formadas a partir da reunião das equipes da Currie Cup.

A Currie Cup teve início em 1889, e é um dos torneios de rugby mais antigos do mundo. Ao longo de sua história, o número de uniões participantes variou muito, assim como os seus nomes. Mas as grandes uniões de rugby – as maiores forças do rugby sul-africano – são essencialmente as mesmas, com longas e ricas histórias. Uma nota interessante sobre as equipes que já disputaram a competição, e a participação por muitos anos da Namíbia, que de 1915 a 1994 foi uma dependência sul-africana. O Zimbábue – chamado à época de Rhodésia – também chegou a jogar o certame.

Em 2009, a Currie Cup seguirá o modelo adotado nos últimos anos: a Premier Division, com 8 equipes (a primeira divisão) e a First Division, com 6 equipes (a segunda divisão). Da Premier Division farão parte neste ano os Blue Bulls (de Pretória, mais importante união dos Bulls), o Western Province (da Cidade do Cabo, principal união dos Stormers), o Natal Sharks (da franquia dos Sharks), os Golden Lions (principais dos Lions), o Free State Cheetahs (principais dos Central Cheetahs), os Wildeklawer Griquas, os Boland Cavaliers e os Platinum Leopards (primeira equipe com dono negro). Disputam a First Division: os Valke Falcons, os Border Bulldogs, os Mighty Elephants, os Eagles, os Pumas e os Griffons.

Ao longo dos mais de cem anos da competição, o Western Province foi campeão 32 vezes, contra 22 títulos dos Blue Bulls (antigo Northern Transvaal), 9 títulos dos Golden Lions (antigo Gauteng e Transvaal), 5 dos Natal Sharks, 4 dos Free State Cheetahs (antes Orange Free State), 3 dos Griquas (ex Griqualand West) e 2 dos Border Bulldogs.

Resultados da primeira rodada da Premier Division:
Boland Cavaliers 26 x 18 Platinum Leopards;

Free State Cheetahs 18 x 28 Wildeklawer Griquas;

Blue Bulls 19 x 13 Golden Lions

Western Province 29 x 15 Natal Sharks

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: