Os resultados na África: Springboks e Sables conseguem boas vitórias


Muito Rugby no continente africano nessa última semana. Nem só de Springboks vive a África.

Após mais um grande rodada do Tri Nations Series 2009 (o Três Nações), a África do Sul se tornou líder da competição – claro que com apenas duas partidas disputadas, a liderança provisória não diz muita coisa.

Como já relatado anteriormente, os Springboks derrotaram os All Blacks por 28 x 19. Com um primeiro tempo verde, onde os sul-africanos dominaram as ações e a equipe kiwi foi decepcionante, o jogo foi equilibrado no segundo tempo, com a Nova Zelândia reagindo e se superando. Mas não o suficiente para derrotar os Boks, que voltaram a demonstrar sua superioridade no momento garantindo a vitória com um try de Fourie.

As duas equipes ainda podem mostrar mais na competição, e creio que mostrarão nas próximas rodadas, com a disputa pelo título esquentando.

Em Bloemfontein, os Springbooks conseguiram, além dos 4 pontos, evitar que os All Blacks conseguissem o ponto bônus (marcar mais de 4 tries ou perder por 7 pontos ou menos de diferença). Em um torneio tradicionalmente equilibrado, sobretudo neste ano em que a Nova Zelândia não demonstra a superioridade dos últimos anos, o torneio poderá ser decidido justamente nos pontos bônus, uma vez que as vitórias fora de casa tenderão a ser grandes feitos.

A próxima rodada colocará novamente frente a frente África do Sul e Nova Zelândia, dia 1º de agosto, em Durban, África do Sul. 

A classificação ficou da seguinte maneira:

1 – África do Sul – 1 jogo; 1 vitória, 0 empates, 0 derrotas, saldo de pontos + 9, 0 pontos bônus, 4 pontos

2 – Nova Zelândia – 2 jogos, 1 vitória, 0 empates, 1 derrota, saldo de pontos – 3, 0 pontos bônus, 4 pontos

3 – Austrália – 1 jogo, 0 vitórias, 0 empates, 1 derrota, saldo de pontos – 6, 1 ponto bônus,  1 ponto

Outra partida entre seleções disputada na continente africano foi a final do CAR Southern Trophy (o troféu do sul da África), que terminou com o título o Zimbábue, 23 x 3 contra os anfitriões de Botsuana – por apelidos, foi o confronto das Zibelinas do Zimbábue (The Sables, em inglês, animal semelhante a um vison, que, ironicamente, só existe em climas frios) contra os Abutres (Vultures) de Botsuana.

Mesmo estando ausentes as equipes mais fortes da região, África do Sul e Namíbia, o resultado foi importante para os zimbabuanos pelas crises política, social e esportiva vivenciadas pelo país.

Até o início dos anos noventa, o Zimbábue – Rhodésia, até 1980 – era a segunda potência do rugby africano, tendo disputado as Copas do Mundo de 1987 e de 1991. Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, a Rhodésia era uma seleção de grande respeito no mundo do rugby, tendo enfrentado os Lions e a Nova Zelândia, perdendo por placares apertados (27 x 14 e 16 x 12 para os Lions, em 1955; e 27 x 14 para os All Blacks, em 1970).

No entanto, assim como na África do Sul, o rugby no país era esporte dos europeus e seus descendentes. Com a crise política e social vivenciada no país no início dos anos 1990, já sob o governo de Robert Mugabe, a situação do Rugby se deteriorou. O êxodo dos principais jogadores do país para a Europa e para a África do Sul quase sepultou a seleção. O nível da equipe caiu muito, nunca mais conseguiu voltar a disputar uma Copa do Mundo e vem sendo facilmente derrotada por muitas seleções africanas que antes não eram páreo para o Zimbábue – não só é hoje muito inferior à Namíbia, como chegou a ser derrotada por seleções como Uganda e Madagascar. Por isso, o resultado deste final de semana é importante para a seleção, que aspira a tempos melhores.

Os resultados do CAR Southern Trophy foram os seguintes:

Dia 20/7: Zimbábue 31 x 22 Madagascar

Botsuana 16 x 10 Zâmbia

Maurício 10 x 9 Reunião

Dia 22/7: Botsuana 39 x 17 Reunião

Maurício 8 x 14 Zimbábue

Madagascar 36 x 15 Zâmbia

Dia 26/7: Madagascar 36 x 27 Reunião

Maurício 25 x 8 Zâmbia

Botsuana 3 x 23 Zimbábue

Classificação:

1 – Zimbábue

2 – Madagascar

3 – Maurício

4 – Botsuana

5 – Zâmbia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: