Apresentação do Atlas do Rugby


O Blog do Rugby terá uma nova coluna semanal. Todas as terças-feiras apresentaremos duas equipes de rugby: uma brasileira e uma internacional. O “Atlas do Rugby” trará informações interessantes sobre os grandes clubes mundiais – que tanto ouvimos falar nos blogs, sites e transmissões da ESPN –  e sobre os clubes e equipes universitárias que vem fazendo o rugby uma realidade no Brasil.

O rugby brasileiro vive um momento no mínimo curioso. Por um lado vemos um boom no número de equipes em todo o território nacional, um crescimento expressivo no número de interessados no esporte, o apoio de emissoras de TV paga (ESPN e BandSports) e blogs surgindo – o Blog do Rugby, Camisas de Rugby, o Rugby Spirit, o blog do Rouget e o do Martoni, por exemplo, além do Rugby Mania. Por outro lado desorganização, falta de organização e outras mazelas já conhecidas, com as quais nós amantes do rugby devemos aprender – e espero que aprenderemos, já que nosso esportes é de entusiastas que vêm ao longo dos anos trabalhando muito para promover e fazer crescer o rugby no Brasil.

O saldo até o momento é um: o rugby, de uma forma ou de outra, vem crescendo.

Recentemente vemos um interesse cada vez maior do público conhecedor de rugby pelo que se passa no mundo da bola oval. As transmissões da ESPN da Heineken Cup trouxeram ao público da emissora um universo antes desconhecido de muitos dos próprios rugbiers brasileiros. Vários clubes europeus passaram a fazer parte das atenções de quem gosta de rugby. E vem estimulando cada vez mais rugbiers braisleiros e amantes do esporte a procurar estar por dentro do que se passa nos campeonatos europeus e do Hemisfério Sul.

Tanto as emissoras da TV paga como da TV aberta transmitem campeonatos internacionais de futebol. Vemos a Liga dos Campeões da Europa, a Liga Europa (ex-Copa da UEFA), a Libertadores, a Sul-Americana e os campeonatos argentino, inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, holandês, português, russo e até a fraca MLS dos Estados Unidos. O amante do futebol conhece cada vez mais clubes e sabe algo a respeito deles. Mas no rugby, entre os praticantes e interessados brasileiros, esse conhecimento ainda é mais restrito, mas vem aumentando, como podemos acompanhar, por exemplo, pelas comunidades do orkut e durante as tansmissões da ESPN.

Ao mesmo tempo, também percebemos a necessidade de divulgar as equipes do rugby nacional. Muitas pessoas sempre perguntam sobre onde podem jogar rugby, se há ou não rugby em suas cidades, e inclusive sobre comeptições nacionais. A cobertura que os blogs e sites de rugby brasileiros vem dando é excelente, na medida do possível, e iniciativas como a do Mapa do Rugby Brasileiro (clique no mapa do Brasil nesta página para acessar) do Blog do Rugby só contribuem com a divulgação de nossas equipes. Mostrar para as pessoas o rugby pelo mundo, e mostrá-las também que há rugby muito vivo no Brasil. São as intenções desta nova coluna.

A cada semana traremos ao leitor duas equipes:

– 1 clube ou equipe univeristária do Brasil;

– 1 equipe estrangeira, que será em uma semana do Hemisfério Norte, e na semana seguinte do Hemisfério Sul, alternadamente.

A equipe estrangeira será ou um clube, ou uma união, ou uma franquia que dispute competições nacionais. No caso específico das franquias sul-africanas e neozelandesas do Super 14, abordaremos junto da franquia as equipes de Currie Cup ou Air New Zealand Cup que a compõem, já que estão intimamente ligadas. Exemplo: ao tratarmos dos Stormers, também falaremos do Western Province e do Boland Cavaliers; quando falarmos dos Crusaders, trataremos também do Canterbury e do Tasman; e assim por diante.

PS: a idéia de escrever o Atlas do Rugby veio quando um amigo meu de equipe (FFLCH-USP), o Guilherme, mais conhecido como Pesca (o oitavo de nossa equipe), torcedor obstinado do Bristol, pediu para que eu escrevesse sobre a equipe na Wikipédia e no blog. Pensei sobre o assunto e achei interessante a idéia de escrever sobre equipes, dando origem a esta nova coluna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: