Mais uma baixa na arbitragem do Super 8


Essa notícia foi postada em primeira mão pelo Sócio, autor do Blog Referato Rugby, que trata sobre a arbitragem do Rugby no Brasil.

Do jeito que as coisas estão caminhando, vai ter muito árbitro para apitar o torneio universitário paulista desse semestre, apesar de preferir que o Renatão tivesse dificuldades em conseguir árbitros e o Super 8 estivesse correndo bem.

O árbitro Fermín Padilla, optou por se afastar da arbitragem do campeonato nacional, o Super 8, em função dos acontecimentos recentes no Rugby brasileiro. Sua decisão segue a do árbitro Renato Scalércio, anunciada na última sexta feira, mas esclarece que não foi tomada em solidariedade a ele, e sim ao esporte.

Clique aqui para acessar a carta do Fermín direto do blog do Sócio e a repercussão.

Abaixo, a carta do Fermín

 

“Prezado Sr. Mauro Callegari,

Demais colegas e dirigentes.

Fiquei em meu canto pensando, pensando e pensando, aguardando as opiniões de cada um e os resultados de cada uma delas para não me deixar envolver pelo ”calor” das mesmas e para não dizer coisas que possa me arrepender depois, e para muito menos ofender ninguém. Tenho vontade de escrever muitas coisas sobre tudo isso que está acontecendo mas demoraria dias para expressar tudo.

Mas óbviamente não consigo deixar de passar alguns assuntos que foram abordados nos últimos emails.

Minha opinião ? O regulamento é uma piada e a decisão tomada na reunião feita pelos clubes a qual todos já sabemos, também é uma piada, quiseram arrumar algo cometendo outro erro e desrespeitando alguns clubes que cumpriram com suas obrigações. Cabe a mim como árbitro dizer isso ou me entrometer nessa questão ? Não, não cabe ! Mas será que como jogador de Rugby que sou (ainda jogo veteranos) a mais de 28 anos não posso emitir a minha opinião sobre este ABSURDO que estão fazendo com o nosso Rugby? Nestes 28 anos, e que eu saiba nem antes disso, jamais vi algo desse tipo acontecer no Brasil, fico triste em saber que estou vendo esta mancha que está ocorrendo no Rugby Brasileiro e que já entrou para história. E tem gente que realmente acha que evoluímos. É uma pena o Rugby Brasileiro não ter memória. E não estou falando de velhas memórias. Times como SPAC, Pasteur, Bandeirantes, Niterói e Rio Branco sabem do que estou falando e viveram “aquela” realidade. Mas passado é passado. E o presente? E o futuro? Ahhhhhhhh, é uma penunbra. Alguém sabe responder como é, se quer, o presente do Rugby Brasileiro?

Os culpados ? Somos todos !!!
ABR por não cumprir o que diz, Clubes por aceitarem algo e depois mudar no ”andar da carruagem”, Dirigentes por permitir que isso aconteça e Árbitros por sermos condecentes com este tipo de situação que se repete a cada ano. Cada ano tem uma história diferente é verdade, mas se repete, repete e repete. Até quando ?

Bolsa atleta ? Vocês devem estar brincando comigo. Já ouvi cada barbaridade sobre essa questão que dá até arrepios. Sem dúvida seria algo muito proveitoso se fosse corretamente usada e não trouxesse tanto interesse por de trás. Ahhhh velhos tempos quando disputávamos um trófeu e umas cervejas, e no ano seguinte faziamos tudo de novo, e pondo dinheiro do bolso. E o árbitro ? O árbitro ia apitar um jogo só para estar dentro do campo vendo aqueles “loucos” se “matarem” pela bola e depois tomar uma cerveja e conversar com os jogadores civilizadamente (eu vi isso! não é lenda! um dia isso existiu). Ahhh que saudades do Rugby. Hoje não saimos de casa por menos que R$ 150,00 pois esse é o “preço” que vale para estar dentro de campo. Que pena que chegamos a esse ponto. Ahhhh que saudades do Rugby. Quisera eu apitar um jogo apenas pela cerveja.

O que é Rugby afinal ? Tem gente que acha que é esporte. Infelizmente hoje em dia a maioria NÃO sabe o que é Rugby. Sabe o discurso mas não o pratica.

Querem saber quem sabe o que é Rugby ? As meninas do feminino, essas são as verdadeiras Rugbiers e entendem o significado dessa palavra. Está na hora de olhar um pouco mais pra elas.

Mas como disse antes não vou me prolongar.

Mauro, respeito sua opinião e a de outros colegas, mas tenho que admitir que não dividimos da mesma visão.

Informo através deste email que NÃO mais apitarei jogos do Super 8. Peço desculpas por não cumprir com o que foi acordado previamente que era o de apitar a minha próxima partida, mas entendo que pelo outro lado também não houve o cumprimento do acordo. A quebra do acordo portanto é bilateral.

Faço isso não para ser solidário com o Sr. Tyson. Faço isso para ser solidário com o Rugby. E no meu ver a minha atitude não prejudica o Rugby (mesmo porque quem sou eu, se não um mero bobo da corte que entra em campo com um apito na mão e que faz gestos que ninguém entende? Quem sou eu para ter a capacidade de prejudicar alguém ?). Sei que muitos vão pensar ou dizer que sou um fdp que não pensa no estrago que isso causa, que por causa disso não haverão jogos, etc, etc, etc. Mas como disse antes NÃO DIVIDIMOS DA MESMA VISÃO DO QUE REALMENTE SIGNIFICA PREJUDICAR O RUGBY. E isso já vem acontecendo a algum tempo, o Rugby já vem sendo prejudicado a algum tempo e não fui eu quem começou.

Não pretendo que outros árbitros tomem a mesma atitude que eu, e também não vou incentivar para que isso façam. Acho isso muito pessoal e respeito a decisão de cada um. Aliás, recomendo que continuem fazendo o que julguem ser correto.

Continuo disponível para apitar jogos de juvenis, amistosos, feminino, sevens, universitário. Desde que respeitem o Rugby.

VIVA O RUGBY !!!

Saudacões !”

Fermín Padilla
Árbitro

Uma resposta

  1. Finalmente começamos a tomar atitudes de homens… Quem sabe o proximo passo não será formar uma nova diretoria na ABR!!!

    Abraços Du.

Deixe um comentário

