Resultados dos jogos da segunda Etapa do Nordestão 2009


Segue relato de José Pestana Alpuim, Oficial de Desenvolvimento da Federação de Rugby da Bahia, sobre a segunda etapa do Nordestão 2009, realizada em Recife, com direito a matéria na Rede Globo, e resultados.

INFANTIS (M13)
 
Pela primeira vez, um time M13 do Nordeste participou em uma competição fora de seu Estado.
 
Alex, Igor, Jayme, Laécio, Romário, Gabriel e Junior foram os representantes de alguns colégios da Bahia, no Quadrangular “Feminino”, em que participaram como “convidados”.

As únicas “exceções” das leis do jogo que foram exigidas aos meninos foram:
 
– Tackle só abaixo da cintura, não sendo permitidas de forma nehuma os tackles no tronco (ainda que não fossem consideradas “altas”)

– impossibilidade de “Hand-off”

Particularmente foi muito interessante ver evoluir os nossos futuros craques, já com uma evoluída noção do jogo de 7s, jogando em time, o que é bem difícil de conseguir em times novatos (eles não são, pois todos têm já 2-3 anos de Rugby).
 
Foi interessante também ver o enorme carinho que todos os presentes tiveram por eles.
 
 
FEMININO
 
Como já foi dito, os M13 da Bahia participaram e ganharam todos os jogos com os times femininos.
 
As “Orixás” (apelido das jogadoras da seleção da Bahia) perderam com os M13 de 15-5, tendo sido o único time a marcar aos meninos. Na verdade elas dominaram o jogo, mas com meninos, qualquer vacilo origina um try, pois eles são muito mais rápidos.
 
Fiquei particularmente contente em verificar que elas estão conseguindo apresentar e impôr cada vez mais o Modelo de Jogo que tem sido treinado.
 
No segundo jogo, com as Cães de Areia (Alagoas), viu-se um jogo de total garra e entrega, com a “surpresa” das alagoanas se apresentarem com uma defesa muito determinada. Isso fez com que as baianas tivessem de se aplicar, mas ainda assim ganharam de apenas 5-0. Como em 7s, “tudo pode acontecer”, esperamos novos jogos, para sentir a evolução do time da Jatiúca (conhecida praia de Maceió, onde elas treinam).
 
No terceiro jogo, com as anfitriãs, verificou-se o maior poderio físico do time da Bahia, pois o resultado de 29-0 não reflete a verdadeira diferença para o time do recém chegado Mirko (ex-Seleção de Itália, uma verdadeira “contratação” de peso para o Rugby pernambucano). Com o resultado, foi possível dar uns minutos de jogo às convidadas Maíra (Potiguar) e Malu (Aliança), que assim também se tornaram “Orixás”.
 
No jogo entre pernambucanas e alagoanas, foi possível verificar que realmente temos mais dois times nordestinos competitivos, com quem contar no futuro, o que é bastante motivador. Resultado: “365” tackles, todas as jogadoras utilizadas por ambos os times, muitos passes, muitas corrridas, vários “hand-offs”, e as linhas de try totalmente invioladas, para gáudio de ambas as defesas. Parabéns a Mirko e Tróia/Neu (técnicos) e Renata e Carmem (Capitãs).
 

ADULTO
 
 
O quadrangular apresentou 02 times com aspirações ao título e 02 times em evolução.
 
Os Potiguares (RN) e o Galícia (BA) venceram os seus primeiros jogos com relativa facilidade.
 
Os “Tubarões” (apelido dos do Recife RC) fez questão de mostrar que ambos os pretendentes estavam realmente equilibrados, perdendo pelo mesmo resultado com ambos: 31-0.
 
Assim os Cães de Areia foram determinantes na classificação final da Etapa, perdendo de 44-0 com os potiguares, e de apenas 43-5 para o Galícia.

Isto por que na final, apesar de um embate muito duro e emocionante, potiguares e baianos ficaram num inédito zero-a-zero. As Palmas do estádio no final do jogo demonstraram o respeito que ambos os times ganharam junto da torcida.
 
 
AGRADECIMENTOS
 
Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, pela cedência do Estádio, e apoio de Ambulância e Policiamento (PM-PE), além da difusão radiofónica pelo município.
 
Aos sempre indispensáveis árbitros: o incansável Chelo (PE), Kiko (também de PE, mas uma bela surpresa pela positiva. Tem caminho para evoluir, mas apresentou-se apto aos jogos que lhe foram indicados), Zé (BA), Davide e Jonca (BA).
 
Após o terceiro tempo, regando uma Feijoada exemplar, todos os visitantes se hospedaram no já habitual NAE da UFPE, onde pelas melhores razões pouco se dormiu…

O campeonato apareceu inclusive na afiliada de Rede Globo local

Clique sobre as imagens para ampliar.

nordestão 2009 - colocação
 nordestão 2009 - resultados fem

nordestão 2009 - colocação masc

nordestão 2009 - resultados masc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: