Rugby pré selecionado para as Olimpíadas de 2016!


olympics
A diretoria executiva do Comitê Olímpico Internacional (IOC, em inglês) divulgou a a possibilidade da inclusão de 2 esportes para as olimpíadas de 2016. Golfe (?) e Rugby (seven a side). A decisão, ainda não é final, e deverá ser aprovada durante a reunião do Comitê em outubro desse ano, que acontecerá em Copenhagen, onde os representantes dos esportes selecionados poderão defender a inclusão de suas modalidades no programa olímpico.
Lembrando que o Rugby já estará no Pan de Guadalajara, em 2011, também na modalidade seven a side
É válido notar que o Rugby foi eleito por ampla maioria logo na primeira votação, sendo escolhido com 9 votos, seguido do Softball com 2 votos, karatê, golfe e baseball com um voto cada. Outro ponto interessante, é que o site Olympic Rugby.org, que centraliza os esforços para mobilizar todos os fãs do esporte a dar o seu recado em prol da inclusão do Rugby, contabiliza como maiores votantes, países que tem pouca tradição no esporte, como Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Brasil! Ao lado deles, Argentina e Inglaterra.
Entre os esportes que estavam postulando as vagas, estavam, além dos dois citados, o baseball, karatê, softball, squash e patins. Antes da votação foi feita uma análise sobre como os esportes selecionados irão contribuir para os jogos olímpicos. Entre os critérios estão: apelo entre os jovens, universalidade, popularidade, boa governança (atenção ABR), respeito pelos atletas e pelo espírito olímpico, sendo que o presidente do Comitê Olímpico, o belga Jacque Rogge, afirmou que ambos esportes foram bem em todos os quesitos.
O modo de disputa proposto pela IRB é bem simples: 12 equipes divididas em dois grupos de seis países jogam entre si. Os dois melhores colocados de cada grupo passam para a fase final e irão disputar medalhas. Os jogos devem levar entre 2 e 4 dias, e o regulamento vale para o masculino e feminino.
Todas as mudanças no programa olímpico são apenas temporárias, e sujeitas à reavaliação após os jogos.
Com a forte possibilidade das Amazonas brasileiras participarem no evento, tenho pela primeira vez, um motivo para apoiar a candidatura Rio 2016, apesar de ainda achar que os jogos serão um imenso apanhado de irregularidades e superfaturamento, como foi o Pan de 2007 e como será o mundial de 2014.
Pelo Rugby, fico extremamente feliz pela escolha até agora, foi sem dúvida um grande passo dado, mas fica uma dúvida: Como o golfe conseguiu ser selecionado? É um esporte completamente elitista, individual, praticado em poucos países e a média de idade dos jogadores, antes de Tiger Woods era de mais de 50 anos! Apesar de já ter feito parte do programa olímpico (1900 e 1904), não posso deixar de acreditar que tem cheiro de lobby forte aí.
O Rugby é um esporte que depende essencialmente do espírito de equipe, cresce no mundo inteiro, o mundial masculino é o terceiro evento esportivo de maior audiência do mundo, e já esteve nas olimpíadas de 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936, e teve entre seus grandes entusiastas, o próprio Barão de Coubertin, idealizador dos jogos olímpicos da era moderna.
Links:
Anúncios

Uma resposta

  1. Noooossa, que multa exorbitante!!!!!!!

    R$ 500,00 !!!!!!!!!!!!

    Acho que com “toda essa multa”, os clubes vão realmente respeitar as regras!!! kkkk Isso é ridículo.

    Com um valor desses, vai coibir o quê???

    Outra – pasteur não merecia ser penalizado em NADA.

    Ainda dar MAIS dinheiro à ABR?????

    Tá pior que o senado, isto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: