A Bledisloe Cup


BledisloeCup

Quando, em 1931, Lord Bledisloe resolveu presentear australianos e neozelandeses com uma enorme taça de prata, a enorme rivalidade entre All Blacks e Wallabies ganhou um requinte a mais. Todos os anos, Austrália e Nova Zelândia duelam valendo a Bledisloe Cup.

A disputa da taça é feita por meio de uma série de partidas. Quem derrotar mais vezes o adversário, adquire a posse transitória da taça.

Lord Bledisloe era o governador general da Nova Zelândia, e grande entusiasta do rugby. A taça por ele patrocinada é até hoje o maior troféu de rugby do mundo, com 21,6 kg, de prata com a base em madeira.

Até 1981 a taça não era disputada anualmente, não havia uma regularidade para a disputa. Mas a partir de 1982 a disputa se tornou anual. Desde 1996, a Bledisloe Cup passou a ser parte do Três Nações (Tri Nations Series), dando às partidas entre All Blacks e Wallabies importância redobrada. As partidas válidas pela Copa do Mundo, entretanto, não contam como Bledisloe Cup, já que a taça só vale para partidas em solo australiano ou neozelandês.

No entanto, em 2008 tal exigência foi quebrada. Em acordo mútuo, Austrália e Nova Zelândia decidiram realizar uma partida da série em Hong Kong. Em 2009, uma das partidas da série será disputada em Tóquio, durante os tests (amistosos) de fim de ano. Os japoneses venceram a candidatura da cidade norte-americana de Denver para sediar a partida.

A primeira série foi realizada na Austrália, em 1932, com vitória neozelandesa. Mas os australianos consideram a partida em Auckland, de 1931, como a primeira – que também foi vencida pela Nova Zelândia. O primeiro título dos Wallabies veio em 1934.

Desde então o domínio All Black foi incontestável, derrotando os rivais da Oceania por 37 vezes, enquanto os australianos venceram apenas por 12 vezes a taça. O grande momento da Austrália foi o título de 1979, quebrando o jejum de 27 anos sem conquistas. Tratava-se da maior sequência de títulos de Bledisloe Cup da história do All Blacks. A maior sequência Wallabie o recente pentacampeonato, de 1998 e 2002. Contudo, desde então, só a Nova Zelândia venceu, somando 6 conquistas seguidas.

No próximo dia 22 de agosto será disputada a segunda partida da série da Bledisloe Cup de 2009. A primeira foi vencida pela Nova Zelândia por 22 x 16, em Auckland. A próxima partida será em Sydney. O terceiro jogo da série será dia 19 de setembro, em Wellington, Nova Zelândia. O quarto sera em Tóquio, no dia 31/10.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: