Atlas do Rugby: FEA e Alumni


Nessa edição do Atlas do Rugby, trazemos mais uma equipe universitária, a FEA, atual campeã paulista, e outra Argentina, o Alumni, que ocupa a segunda colocação no torneio nacional.

logofea

Nome: FEA

Cidade/Estado: São Paulo/SP

Estádio: CEPEUSP

Títulos: Campeão Paulista Universitário (1º sem/2009), Economíadas (2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009), 1º UFF Sevens, Copa USP (2001, 2002, 2003, 2005)

Site: www.fearugby.com.br

A prática do rugby na FEA teve início  no ano de 1996, quando o esporte foi incluído na lista dos que participam do INTERUSP, a maior competição esportiva da comunidade uspiana. No ano seguinte, a geração de atletas, tais como PKTO, TC, Matador e Batata, conseguiram montar a infra-estrutura básica necessária para iniciar de forma consistente os treinos em 1998.

Desde então, o rugby vem crescendo dentro da FEA-USP, crescimento este que é o resultado da dedicação dos atletas ao longo destes anos. Hoje em dia trata-se da modalidade com o maior número de atletas participantes na Faculdade (mais de 30 jogadores regulares).

Buscando constantemente a evolução técnica, a equipe de 2000 passou a competir em alguns torneios contra equipes tradicionais de fora do meio universitário como Pasteur Athletique Club, Rio Branco Rugby Clube, São José Rugby Clube, Alphaville Rugby Club e outras.

Disputando partidas contra jogadores experientes, diversos deles com passagens pela Seleção Brasileira, o FEA-Rugby reafirmou sua disposição no sentido do constante aprimoramento técnico. Foram essenciais nesta fase os Srs. Zé, Summa, Tony, Leozão, Marcelão, entre outros.

Em 2007 foi iniciado um movimento para alterar o horário em que eram realizados os treinos para que todos pudessem participar dos exercícios, independentemente de estarem trabalhando ou estudando. Como a alteração do horário para depois do término das aulas do período noturno implicaria em treinar num campo alugado, foi iniciada a primeira etapa no sentido de formar, finalmente, o FEA-Rugby Clube.

O grupo resolveu dar este importante passo, porque entendeu que estaria prestes a atingir massa crítica (em número de atletas e ex-atletas) para formar um clube de rugby próprio, onde todos (calouros, veteranos, alunos e ex-alunos) teriam a oportunidade de aprimorar e praticar o esporte que aprenderam a jogar durante os anos de USP, com uma vantagem que nenhum outro clube de rugby conseguia propiciar: teria os seus próprios valores, costumes, tradições, histórias, etc. e manteriam-se vivos os fortes laços de amizade que foram desenvolvidos nos dez primeiros anos de história do time.

 

alumini

Nome: Asociación Alumni

Cidade/País: Tortuguitas, Buenos Aires, Argentina

Estádio: Tortuguitas

Títulos: Campeonato Nacional de Clubes: 1; Torneio da URBA (Buenos Aires): 5

Site: www.asociacionalumni.com.ar

O Estudiantes do Rugby! Equipe colorada, tradicional. Mesmo à sombra dos grandes de San Isidro (CASI e SIC), o Alumni é uma vitoriosa equipe de Buenos Aires que representa vivamente a comunidade inglesa da cidade.

As “tartarugas” (apelido derivado da cidade de Tortuguitas, subúrbio norte de Buenos Aires, onde o clube tem sede) são um time fundado por estudantes e ex-alunos da Buenos Aires English High School. O clube remonta suas origens ao século XIX, quando Buenos Aires tinha 40 mil ingleses – em uma cidade de 200.000 pessoas! – e o país vivia em meio a políticas educacionais e culturais de valorização da cultura anglo-saxônica. Não por acaso o rugby teve tamanho desenvolvimento por terras argentinas.

De 1898 a 1913 o futebol argentino teve um grande nome: o Alumni Athletic Club, com 10 títulos nacionais. Mas o clube também praticava o rugby, ainda que à sombra do futebol.

A equipe atual foi fundada em 1951, contudo, desta vez, era o rugby o esporte principal, passatempo favorito da classe média bonairense. Guiando-se pelo mantra “ganhar nunca é o objetivo, apenas a conseqüência”, o rugby do Alumni conquistou seu primeiro título apenas em 1989, do torneio da URBA (União de Rugby de Buenos Aires), considerado o torneio mais forte da Argentina. Desde então, a equipe passou a ser um dos grandes do país, com a coroação definitiva vindo em 2002, com o título do Campeonato Nacional de Clubes. O grande rival do Alumni é o Belgrano Athletic.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: