Atlas do Rugby: Taubaté e I Cavalieri Prato


A edição de hoje do Atlas do Rugby traz ao leitor do Blog do Rugby a equipe do Taubaté, representando o rugby do interior paulista, e o novato I Cavalieri Prato, da Itália.

 

taubate rugby2

Nome: Taubaté Rugby

Cidade/Estado: Taubaté/SP

Campo: Campo do 13 de maio, na Chácara do Visconde, próximo ao Sítio do Pica-pau Amarelo

Titulos: Nenhum

Blog: http://www.taubate-rugby.blogspot.com

Fundado em 17 de novembro de 2008, o Taubaté Rugby é uma jovem equipe do Vale do Paraíba, região já tradicional do rugby brasileiro. Apelidado de “os Jecas”, a equipe veste o azul marinho e o branco, cores tradicionais do município.

A história do Taubaté Rugby começa por iniciativa de Túlio Ebran Fiore (atleta do São José Rugby e da seleção brasileira) que, juntamente com alguns amigos (Caio, Porpeta, Fernando) do curso de Arquitetura da Universidade de Taubaté – UNITAU, começou a treinar no campo do 13 de maio, ainda em junho de 2008. Pouco tempo depois, juntaram-se ao pequeno grupo Júlio Gurgel e Gerson de Freitas Junior,  respectivamente ex-atletas dos Mamutes de Lorena e do Rugby FFLCH-USP.

Embora os primeiros treinos tenham começado 5 meses antes, considera-se o dia 17 de novembro de 2008 como a data de fundação do time, pois foi nesse dia em que se realizo a primeira reunião para se decidir os objetivos da equipe em formação. Após essa data, passou-se a desenvolver atividades com o intuito de atrair mais atletas e estruturar melhor o time.

Com a chegada do técnico Douglas Barros (também atleta do São José Rugby), houve uma grande evolução técnica e física. Após meses de treinos foi possível formar um grupo mais definido, com atletas de Taubaté, Pindamonhangaba e Caçapava. O primeiro torneioque o Taubaté Rugby jogou foi o Seven de Atibaia, obtendo o segundo lugar. Na sequência, a equipe retornou ao treinos e, mesmo sem patrocínio, seus atletas universitários disputaram no final de agosto, o FEA Sevens, conquistando o título da Taça de Bronze.

Em seu primeiro jogo amistoso em casa, no dia 13/09/2009, a equipe conseguiu um empate em 25 x 25 com o Jacareí Rugby. O jogo foi disputado na modalidade Ten a Side em três tempos de 15 minutos e substituições livres.

O Taubaté Rugby trabalha pela difusão do rugby no Vale do Paraíba e no país, realizando inclusive projetos sociais. Apresentando muita raça em todos os seus jogos, a equipe valeparaibana continuará treinando firme para melhorar seu nível.

 

Cavalieri prato

Nome: Rugby Club I Cavalieri

Cidade/País: Prato, Itália

Estádio: Stadio Comunale Lungobisenzio (capacidade: 6.750)

Títulos: nenhum

Site: http://www.icavalieri.it

O Rugby I Cavalieri, mais conhecido como I Cavalieri Prato, ou simplesmente Prato, é um clube italiano fundado em 2000, após a fusão dos três clubes de rugby da cidade: o S.S. Prato (antigo Sorci Verdi, fundado em 1958), o Rugby Iolo e o Gispi Prato.

A fusão dos clubes foi motivada pelo projeto de tornar o rugby da cidade o mais forte da região da Toscana e chegar ao rugby profissional da primeira divisão, o Super 10. E foi o que os cavaleiros de Prato conseguiram. O título da Serie A (segunda divisão) em 2008-09 levou o esquadrão toscano à elite do rugby italiano. Mas apenas por 1 ano. A temporada 2009-10 será a última da liga profissional do Super 10. A partir de 2010-11 o escalão máximo do rugby da Bota será novamente a Serie A – ainda sem confirmação sobre o regime de contratos, se será profissional, semi-profissional ou amador. Isto porque a Itália passará a ter duas equipes na profissional e renomada Magners League, a antiga Liga Celta.

De qualquer forma, não há dúvidas de que será uma temporada memorável para os rugbiers da cidade dos arredores de Florença. O projeto de rugby forte para uma cidade de tradição no esporte – basta dizer que possuía três clubes – foi devidamente coroado. As camisetas, calções e meias pretas desfilaram enfim pelos gramados do Super 10.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: