Como foram os dias do Rugby na virada esportiva


Rugby na Virada foi um sucesso! O evento “Rugby na Virada”, promovido pelo Instituto Rugby Para Todos dentro da Virada Esportiva de São Paulo em 2009, foi um grande sucesso. Foram dois dias de muito rugby e diversão que atraíram pessoas de todas as idades, interessadas em jogar, conhecer e assistir rugby.

E tudo isso aconteceu no Parque Villa Lobos, um dos melhores da cidade, em dois dias sem chuva (contrariando todas as previsões). No sábado, dia 19 de setembro, às 9h, foi dado início ao Torneio Beach Rugby Para Todos, para adultos, que reuniu cerca 150 atletas, entre uiversitários, veteranos e jogadores da primeira divisão paulista.

O time da Medicina da USP sagrou-se campeão, numa final eletrizante contra o Pasteur Athletique Club. Os vencedores ganham o direto a um “terceiro tempo” de confraternização no Louie Louie Bar, no Brooklin, que apoiou o torneio. No domingo, dia 20, foi realizado o Festival Rugby Para Todos de categorias de base que reuniu mais de 200 jogadores mirins de 8 a 17 anos, entre eles equipes de fora de São Paulo que vieram especialmente de Jacareí e São José dos Campos para o evento.

O Festival não tinha objetivos competitivos e aconteceu conforme o planejado, numa grande festa do rugby de categorias de base de São Paulo. Simultaneamente aos dois eventos, foi feita a clinica esportiva Viva o Rugby!, aberta ao público, que atendeu mais de 200 pessoas em dois dias de evento, com destaque para os alunos da ACM, que vieram em peso no domingo. Eram mais de 40 crianças que conheceram o rugby na prática.

Além disso, o evento atraiu um grande público de espectadores, que eram freqüentadores do parque circulando sobre bicicletas, skates e patins, ou simplesmente corriam e caminhavam, e paravam para assistir aos jogos, pegavam os materiais impressos, viam a Exposição Rugby Para Todos (com história e regras do jogo) e, em muitos casos, participavam da Clinica ou participavam da promoção da Nascimento Turismo, que sorteou uma viagem num cruzeiro marítimo, no domingo, para aqueles que tentavam chutar sobre o H. O ganhador da viagem foi Vitor Vinicius Pereira, já contatado pela Nascimento.

O Parque Villa Lobos recebe cerca de 40 mil frequentadores em finais de semana e eventos como a Virada Esportiva. Em toda a cidade, mais de 3 milhões de pessoas aderiram à Virada Esportiva e participaram de umas das mais de duas mil atividades promovidas em 36 horas de esporte.

Outro destaque do evento foi a estrutura disponibilizada pelos organizadores, com equipe médica disponível, tendas para descanso dos atletas, alimentação (com sanduíches da Dona Deôla, que patrocinou o evento) e a equipe de arbitragem, composta por jogadoras do SPAC, entre elas algumas jogadoras da Seleção Brasileira, 10ª lugar na Copa do Mundo em 2009. Também na equipe de arbitragem, Flavio Santos, o treinador da seleção feminina, e Alberto Nepomuceno, da Cobar (Comissão Brasileira de Arbitragem de Rugby). A alimentação ficou por conta da Dona Deôla Pães Doces & Cia., que forneceu mil sanduíches para atletas e organizadores dos três eventos que integraram o Rugby na Virada (Torneio Beach Rugby Para Todos, Festival Rugby Para Todos e Clinica Esportiva Viva o Rugby!). A Decathlon apoiou o rugby na Virada fornecendo as bolas Kipsta de todas as atividades e ainda promoverá, em outubro, uma atividade para os alunos do projeto no dia das crianças, com entrega de presentes da marca.

O evento recebeu grande cobertura de mídia, com presença de equipes de jornalismo da Globo, ESPN Brasil e Bandeirantes TV, e foi muito elogiado pelos participantes, produtores do evento (SP Turis), representantes de órgãos públicos envolvidos (Prefeitura, Secretaria de Esportes e Parque Villa Lobos).

Os organizadores do evento gostariam de agradecer os times envolvidos no Torneio Beach Rugby Para Todos, no sábado, que pagaram suas inscrições simbólicas (R$ 20,00) e ainda contribuíram com um pouco mais, ajudando diretamente na sustentabilidade da Ação Social RUGBY PARA TODOS na comunidade Paraisópolis em 2009. Ao todo foram arrecadados R$ 1.591,00 que serão diretamente revertidos ao projeto, para pagamento de monitores, compra de lanches e aluguel de transporte. Também agradecem a todos os participantes pelo comportamento exemplar, algo muito comentado entre os que passaram por lá, desde simples espectadores a representantes de órgãos oficiais, que se disseram muito surpresos com o clima de paz e respeito que testemunharam nos dois dias de evento. Isso fortalece a imagem do rugby junto à população em geral e aos órgãos públicos, que muito têm a apoiar este esporte, sendo este um dos objetivos do Instituto Rugby Para Todos, incluindo o rugby dentro de políticas públicas educacionais, esportivas e de lazer.

Veja abaixo os resultados do evento:

 RESULTADOS Torneio Beach Rugby Para Todos Sábado, 19 de setembro

Taça de Ouro 1º: Medicina 2º: Pasteur 3º: RUA (Rugby Unip Anhembi) 4º: SP Barbarians

Taça de Prata 1º: FAAP 2º: Keep Walking 3º: CEF 4º: JAWS

Taça de Bronze 1º: Mack Direito 2º: Rubros 3º: Farma 4º: Pirituba

Jogos demonstrativos do feminino (PAC e SPAC)

Prêmios

Jogador Fair Play: Rafael Slav

Destaque: Timothy Baynes

Revelação: David Prates

Torneio de chute Campeã:

Ângela (SPAC)

Campeão: Plínio (KW)

Melhor Jogador: Allan “Joana” (MED/USP) 

RESULTADOS Festival Rugby Para Todos Domingo, 20 de Setembro

O Festival não teve caráter competitivo, mas sim de integração e formação. Seguem abaixo os jogos realizados em cada categoria. Todas as equipes foram premiadas com troféus e os destaques de melhor jogador e Fair Play em cada categoria foram homenageados ao final do dia.

Masculino:

M9: 2 jogos (PAC, RPT, SJRC, outros)

M11: 2 Jogos (PAC, RPT, SJRC)

M13 : 4 jogos (Jacareí RC, SJRC, PAC, RPT)

M15: (PAC, RPT, SJRC, Jacareí)

M17: 1 jogo (Jacareí RC, PAC, RPT)

Feminino:

M13: 1 jogo (Leoas RPT, SJRC)

Adulto: 2 jogos (PAC, SJRC, EEFE, SPAC)

Troféus para todas as equipes de todas as categorias (M9 a M17)

Prêmios para diversas categories durante o dia e troféus Fair Play e melhor jogador.

Abaixo, alguns destaques:

M9:Titico (SJRC) M9: Santiago (PAC)

M11: Constantin (PAC)

M13: Gabriel (RPT)

M13: Patrício (RPT)

M13 Fem: Raíssa ( SJRC)

M15: Putim (SJRC)

M15: Capitão (Jacareí)

Virada Esportiva Realização: Prefeitura de São Paulo (Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Recreação – SEME) Rugby na Virada Realização: Instituto Rugby Para Todos. Apoio: Parque Villa Lobos, SP Turis, Nascimento Turismo, Slav Rugby, Dona Deôla Pães Doces & Cia., Kiaora Pub, All Black Pub, Louie Louie Bar e Decathlon.

Instituto Rugby Para Todos – IRPT NM Engenharia Service, Kiaora Pub e All Black Pub têm sido patrocinadores constantes do IRPT, garantindo a sustentabilidade das atividades desenvolvidas pela equipe junto às crianças de Paraisópolis.

Fotos: Isabel Novaes

Fonte: Rugby Mania – acesse o Rugby Mania para acessar as fotos do evento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: