Resultados do final de semana – 1ª parte


Com o Tri Nations já finalizado, esta edição do “Resultados do final de semana” trará apenas os campeonatos entre clubes. Tivemos grandes rodadas na África do Sul e  na Nova Zelândia. Mas o destaque ficou por conta da oitava rodada do Top 14 francês, que teve dois grande clássicos: Toulouse x Stade Français e Perpignan x Clermont. Vamos ao raio X da semana!

curriecup logo

A Premier Division da Currie Cup chegou à sua antepenúltima rodada premiada por uma partida mais do que decisiva. Blue Bulls e Free State Cheetahs se enfrentaram na cidade de Pretória, em partida chave para as ambições de ambos na disputa das vagas nas semi-finais. O retorno dos selecionáveis Springboks deu uma qualidade muito maior aos elencos, e o que se viu no Loftus Versfeld foi uma partida emocionante.

Com a pontaria em dia, Morné Steyn garantiu a vitória dos Blue Bulls, por 30 x 27. A equipe capitaneada por Victor Matfield anotou três tries, pelas mãos de Van den Heever, Potgieter e Olivier. Para os Cheetahs, a derrotava significou o distanciamento da tão almejada vaga.

A outra grande partida da rodada foi o massacre do Western Province para cima dos Griquas, 43 x 3. Dia de muita chuva na Cidade do Cabo e alegria para os donos da casa, garantidos na próxima fase.

Quem também está garantido nas finais são os Sharks, líderes após baterem os Leopards. Os Lions destruiram o Boland e seguem com chances, na cola dos Bulls.

Resultados:

Natal Sharks 34 x 20 Platinum Leopards, em Durban

Western Province 43 x 3 Wildeklawer Griquas, na Cidade do Cabo

Golden Lions 88 x 15 Boland Cavaliers, em Johannesburgo

Blue Bulls 30 x 27 Free State Cheetahs, em Pretória.

Classificação, após 12 rodadas:

1 – Natal Sharks – 45 pontos

2 – Western Province – 44 p.

3 – Wildeklawer Griquas – 38 p.

4 – Blue Bulls – 36 p.

5 – Golden Lions – 32 p.

6 – Free State Cheetahs – 30 p.

7 – Platinum Leopards – 6 p.

8 – Boland Cavaliers – 5 p.

Com todas as equipes tendo disputado 9 partidas, a First Division da Currie Cup segue com a incontestável lideranças dos invictos Pumas. E os Falcons seguem sem qualquer vitória, apenas um ano após o rebaixamento da Premier Division. Tempos negros pelos lados do antigo Eastern Transvaal.

Faltando apenas 1 rodada, as equipes classificadas para as finais já estão definidas: Pumas, Eagles, Griffons e Mighty Elephants.

Resultados:

Mpumalanga Pumas 43 x 23 Border Bulldogs, em Witbank

Valke Falcons 28 x 78 SWD Eagles, em Brakpan

Classificação, após 9 rodadas:

1 – Mpumalanga Pumas – 44 pontos

2 – SWD Eagles- 27 p.

3 – NFS Griffons – 26 p.

4 – EP Mighty Elephants – 25 p.

5 – Border Bulldogs – 12 p.

6 – Valke Falcons – 3 p.

airnewzealandcuplogo

A Air New Zealand Cup segue com a liderança do Canterbury, que neste fim de semana defendeu o Ranfurly Shield com sucesso frente ao Northland. Vitória mais do que esperada, Log o’Wood garantido e liderança isolada.

Quem ajudou Canterbury foram os rivais da capital, Wellington, que bateram de forma contundente o vice-líder Southland. Os Stags não foram capazes de sobrepujar os Leões no Westpac Stadium. Quatro tries lhes deram uma vitória que veio em ótima hora, mantendo Wellington na briga pela Air New Zealand Cup.

Apesar da derrota, Southland manteve-se no segundo posto, ajudado pelos arquirivais de Otago. A equipe do sul derrotou Bay of Plenty por 26 x 17. A vitória veio de virada, com dois tries do fullback Ben Smith. Pelo lado dos gigantes de Auckland, decepção.

A boa campanha de recuperação foi interrompida pela visita que a equipe fez à histórica cidade de Nelson. Vitória dos anfitriões. Tasman 12 x 8 Auckland – pela primeira vez na história. Um dos clássicos da rodada foi a partida Taranaki x Waikato, em New Plymouth. O confronto anual entre as duas equipes vale o Ryan Wheelen Memorial Trophy, um dos troféus mais tradicionais do rugby neozelandês, oferecido em comemoração ao confronto entre as duas equipes, um dos mais antigos do país. A vitória em 2009 ficou com Waikato, em partida muito parelha.

O outro clássico foi o confronto das duas equipes suburbanas de Auckland, North Harbour x Counties Manukau, com vitória da equipe do norte. Por fim, a grande partida da rodada: Hawke’s Bay 35 x 30 Manawatu. Terceiro lugar para os Magpies.

Resultados:

Wellington 32 x 13 Southland, em Wellington

Taranaki 14 x 15 Waikato, em New Plymouth

North Harbour 28 x 19 Counties Manukau, em North Shore City

Canterbury 31 x 21 Northland, em Christchurch

Hawke’s Bay 35 x 30 Manawatu, em Napier

Otago 26 x 17 Bay of Plenty, em Dunedin

Tasman 12 x 8 Auckland, em Nelson

Classificação, após 9 rodadas:

1 – Canterbury – 33 pontos

2 – Southland – 28 p.

3 – Hawke’s Bay – 26 p.

4 – Bay of Plenty – 25 p.

5 – Wellington – 25 p.

6 – Tasman – 24 p.

7 – Auckland – 22 p.

8 – Waikato – 21 p.

9 – Taranaki – 19 p.

10 – Otago – 18 p.

11 – Manawatu – 17 p.

12 – North Harbour – 16 p.

13 – Northland – 15 p.

14 – Counties Manukau – 11 p.

Top14

O giro da rodada vai agora para a França. No estádio Ernest-Wallon, em Toulouse, se enfrentaram os dois maiores clubes do país, os arquirivais Stade Français e Toulouse. A partida, no entanto, não foi à altura dos dois esquadrões. Empate em 9 x 9, e jogo ruim. Quem pagou ingresso viu dois aberturas em fases muito distintas. Uma grande partida de Lionel Beauxis, do Stade, que anotou 3 drop goals para os parisienses; e uma péssima atuação de Frédéric Michalak, do Toulouse. Fraco duelo entre “Stades” (Français e Toulousain).

O jogão da rodada foi disputado na cidade de Perpignan, onde o time da casa recebeu o até então líder Clermont. A vitória por 19 x 3 do Perpignan, com três tries anotados e nenhum sofrido. Os tries Grandclaude, Britz e Candelon deram aos catalães uma vitória fenomenal, coroada com a tomada da liderança. O grande jogo de equipe de Perpignan lhes rendeu o triunfo sobre a até então badalada equipe amarela da Auvérnia.

Além dos dois clássicos, a oitava rodada do Top 14 teve outro jogo fantástico. O Toulon, de Jonny Wilkinson, sucumbiu diante do Biarritz, que vive o seu melhor momento no ano. Os bascos estão renascendo com o acúmulo de tão importantes vitórias. Os 23 x 9 sobre Toulon representam mais que o terceiro lugar na competição. Mostra que os que achavam estarem os bascos mortos na briga pelo título, e em franca decadência, se enganaram redondamente. O Biarritz está mais do que vivo, e entrou na briga pelo título.

De fato, o Top 14 está correspondendo à altura as expectativas que gerou antes de seu início. Finalizando a grande rodada francesa, o Albi finalmente obteve sua primeira vitória! 19 x 14 sobre Bayonne, e promessas de que, finalmente, a equipe amarela começará sua reação contra o rebaixamento.

Resultados:

Albi 19 x 14 Bayonne, em Albi

Brive 11 x 9 Castres, em Brive

Perpignan 19 x 3 Clermont, em Perpignan

Racing Métro 18 x 14 Montpellier, em Paris

Montauban 12 x 15 Bourgoin, em Montauban

Biarritz 23 x 9 Toulon, em Biarritz

Toulouse 9 x 9 Stade Français, em Toulouse

Classificação, após 8 rodadas:

1 – Perpignan – 27 pontos

2 – Clermont – 25 p.

3 – Biarritz – 24 p.

4 – Toulouse – 22 p.

5 – Castres – 7 jogos, 20 pontos.

6 – Toulon – 20 p.

7 – Stade Français – 19 p.

8 – Brive – 18 p.

9 – Bayonne – 16 p.

10 – Montauban – 16 p.

11 – Bourgoin – 16 p.

12 – Racing Métro – 15 p.

13 – Montpellier – 13 p.

14 – Albi – 7 j, 7 p.

Pela segundona francesa, a Pro D2, grande surpresa. O até então vice-líder Narbonne foi derrotado pelo recém-chegado Aix-en-Provence, por 24 x 19. Entretanto, o ponto alto da rodada foi o grande confronto entre o líder grenoble e o terceiro colocado Agen. Vitória do novo líder Agen, por 22 x 16, com try do selecionável fijiano Rupeni Caucanibuca. Nas demais partidas, Lyon foi derrotado em casa pelo Oyonnax, e perdeu a chance de encostar na briga pela liderança; e o Mont-de-Marsan, que jogou o último Top 14, continua muito mal. Derrota em casa contra o Auch Gers.

Resultados:

Mont de Marsan 6 x 16 Auch, em Mont de Marsan

Tarbes 15 x 12 Union Bordeaux, em Tarbes

Aurillac 22 x 12 Colomiers, em Aurillac

Pau 16 x 14 Dax, em Pau

Lyon OU 18 x 22 Oyonnax, em Lyon

La Rochelle 22 x 6 Lannemezan, em La Rochelle

Aix-en-Provence 24 x 19 Narbonne, em Aix-en-Provence

Agen 22 x 16 Grenoble, em Agen

Classificação, após 5 rodadas:

1 – Agen – 18 pontos

2 – Grenoble – 18 p.

3 – Narbonne – 16 p.

4 – Dax – 15 p.

5 – Lyon OU – 15 p.

6 – Auch – 14 p.

7 – La Rochelle – 14 p.

8 – Tarbes – 13 p.

9 – Oyonnax – 13 p.

10 – Pau – 10 p.

11 – Union Bordeaux – 10 p.

12 – Aurillac – 9 p.

13 – Mont de Marsan – 9 p.

14 – Aix-en-Provence – 7 p.

15 – Colomiers – 6 p.

16 – Lannemezan – 1 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: