Rugby na Rússia


Russia

Encontrei uma reportagem muito legal sobre o crescimento do rugby na Rússia. Penso que o exemplo russo possa ser proveitoso para nós no Brasil, por ser um “gigante adormecido” do rugby union mundial. Vale a leitura!

O rugby russo é um dos dois principais herdeiros do rugby soviético, mas, diferentemente da Geórgia, a Rússia vem assistindo a um crescimento fenomenal mais recentemente. Com a profissionalização do campeonato nacional, a seleção russa deu um salto. Após anos à sombra de Geórgia e Romênia, os russos estão mais do que nunca próximos de disputar sua primeira Copa do Mundo. O momentâneo segundo lugar na European Nations Cup lhes daria a vaga direta para o mundial, desbancando a favorita – e decadente – Romênia.

No Seven-a-side, a Rússia também vem obtendo resultados expressivos, tendo, inclusive, derrotado a França em uma etapa do Circuito Mundial. Em 2001 e em 2008, os russos venceram o torneio Bowl da etapa de Hong Kong, e o país já anunciou candidatura para sediar a última Copa do Mundo de Rugby 7s, em 2013.

Passando ao rugby doméstico, a Rússia, hoje, conta com quase 20 mil jogadores de rugby, tendo praticamente dobrado o número de adeptos que tinha à altura da Copa de 2003. O rugby é particularmente popular na cidade siberiana de Krasnoyarsk, tida como a capital russa do rugby union. O derby local entre Krasny Yar e Yenisey chega a ter público de 10 mil pessoas, mais do que as partidas dos clubes de futebol e de hóquei no gelo da cidade. Moscou também é um polo de rugby, tendo o VVA-Podmoskovye e o Slava Moskva como as principais agremiações. O VVA é mantido pela Academia da Militar da Aeronáutica e vem dominando o Campeonato Russo, e chegou a fazer amistoso contra o Saracens, da Inglaterra. A equipe já possui planos de disputar em breve a Challenge Cup.

O rugby union no país ainda está muito atrás dos esportes tradicionalmente mais populares. Futebol, Hóquei no Gelo, Basquete, Vôlei, Handebol e Bandy (esporte semelhante ao hóquei no gelo) possuem ligar profissionais e sempre atrairam as atenções da mídia russa. Assim como a infinidade de esportes individuais nos quais os russos se destacam nos Jogos Olímpicos. Além disso, o rugby union sofre a concorrência do rugby league. O League russo chegou a superar o union em popularidade durante a década de 90 começo dos anos 2000, quando os times de rugby league do país começaram a jogar a Copa da Inglaterra (a  Rugby League Challenge Cup), com destaque para a equipe do Lokomotiv de Moscou. Mas o rugby union voltou a crescer, incentivado pela transmissão dos grandes eventos profissionais do esporte, e pela possibilidade de disputar a Copa do Mundo.

A rivalidade com a Gérogia, que disputou o mundial de 2003, foi outro fator de incentivo ao rugby do país. Hoje, o rugby union russo voltou a superar o rugby league em popularidade e, com a profissionalização, vem se aproximando em visibilidade dos esportes mais conhecidos. Falta agora o passo decisivo, que é chegar à Copa do Mundo de 2011.

O país que já teve um dos maiores jogadores da história do rugby – Alexander Obolensky, um dos maiores nomes da história da seleção inglesa – deverá atrair as atenções do rugby mundial em breve. E é um belo exemplo a ser seguido pelo Brasil.

Fonte: Russia Today

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: