Com apoio da CCR NovaDutra, alunos do Projeto Rugby Social viajam ao Uruguai


são josé rugby clube

Atletas do São José Rugby Clube com idades de 09 a 19 anos disputam o Torneio Valentin Martinez Nin. É a primeira viagem para muitos deles, que têm no rugby uma chance de futuro melhor.

Mais de 80 atletas do São José Rugby Clube, de São José dos Campos (SP), embarcam nesta quinta-feira (05), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, rumo a Montevidéu, no Uruguai. São alunos do projeto Rugby Social, patrocinado pela CCR NovaDutra, que participarão da 16ª edição do Torneio Internacional de Rugby Valentin Martinez Nin, em Montevidéu. A competição acontece entre 06 e 08 de novembro, reunindo mais de 3 mil atletas de cinco países sul-americanos.

rugby social faixa olimpíada

A delegação do São José Rugby Clube é a única brasileira que participará da competição em todas as categorias: M-13 (para atletas com 13 anos de idade ou menos), M-15 (para atletas com idades acima de 13 anos e menos de 15), M-17 (acima de 15 anos, até 17 anos), M-19 (para atletas com idade até 19 anos) e Feminino (várias idades).

rugby social garotos recebem instruções VERT

De acordo com Ange Guimerá, presidente do São José Rugby Clube, a viagem representa um importante estímulo para esses jovens atletas, muitos dos quais de origem humilde, que vão ganhar maturidade, novos horizontes e auto-estima.

“Imagine que um menino ou uma menina que nunca saíram de São José dos Campos vão conhecer um mundo completamente novo, em que o rugby é tratado com profissionalismo”, diz Guimerá. “Ao conhecerem de perto a força do rugby na América do Sul, esses jovens passarão a encarar o esporte de outra maneira, até como instrumento real de inclusão e ascensão social”.

A visita dos atletas brasileiros ao Uruguai terá um ingrediente muito especial. Os jogadores do São José Rugby Clube com idades entre 15 e 19 anos ficarão hospedados nas casas dos seus adversários uruguaios.

“Assim, o atacante brasileiro vai ser recepcionado pelo defensor adversário, e o defensor brasileiro ficará na casa do atacante uruguaio, de maneira a exercitar na prática a cordialidade e o cavalheirismo antes mesmo de entrar em campo”, orgulha-se o presidente do São José Rugby. “Isso significa que estamos contribuindo para formar não só atletas, mas uma nova geração de cidadãos-esportistas sul-americanos, em que a rivalidade pode conviver muito bem com a educação e o companheirismo”.

Rugby Social jogo treino vertical

 

 

A 16ª edição do Torneio Valentin Martinez In contará com 85 equipes masculinas e 12 equipes femininas (modalidade Seven a Side, escolhida para integrar as Olimpíadas de 2016), com equipes de 5 países (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).

Além das equipes do São José Rugby Clube, participarão do evento as seguintes equipes brasileiras: Pasteur (São Paulo, SP), na categoria M19; Bandeirantes ( São Paulo, SP), no Feminino; Charrua ( Porto Alegre, RS), nas categorias M15, M19 e Feminino; Desterro ( Florianópolis, SC), na categoria M19, SPAC (São Paulo, SP) – Feminino A. Haverá, ainda, um combinado feminino composto por jogadoras de vários times brasileiros, entre eles o São José Rugby Clube.

Rugby Social

Ange Guimerá destaca que o Torneio Valentin Martinez Nin se reveste de especial importância este ano, em que o Comitê Olímpico Internacional anunciou a entrada do rugby como esporte oficial a partir das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“Muitos dos jovens que disputarem esse torneio terão chances reais de integrar as seleções olímpicas de 2016 e isso representa um estímulo a mais para todos os competidores”, diz Guimerá. “Para nós que desenvolvemos um trabalho de base há sete anos, o momento é muito mais do que promissor, pois teremos cada vez mais jovens interessados no rugby em São José dos Campos e no Vale do Paraíba paulista”.

O São José Rugby Clube desenvolve com a CCR NovaDutra o Projeto Rugby Social, que visa contribuir para a promoção social por meio do ensino do esporte envolvendo jovens moradores de bairros periféricos de São José dos Campos. Participam das aulas cerca de 140 crianças e jovens.

Nas tardes de segundas e quartas-feiras, transporte especial do Projeto Rugby Social pega os alunos em seus bairros de origem e os leva para o Campo do Centro Poliesportivo, sede do Clube. No local, os atletas têm uma hora de aula de ginástica em academia e duas horas de aulas teóricas, fundamentos e prática do rugby. Ao final de cada aula, todos recebem refeição completa e são levados de volta para suas casas.

A maioria da delegação do São José Rugby Clube é formada por alunos do Projeto, que é integralmente patrocinado pela CCR NovaDutra por meio do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos.

“E não se espantem se trouxermos boas colocações do Uruguai” alerta Ange Guimerá. “Os adversários são fortíssimos e têm muito mais tradição do que nós no esporte, mas os nossos meninos e meninas são bons de rugby e vão jogar para valer”.

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A concessionária tem 13 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Notícia enviada por Ana Amélia Andrade – Assessora de Imprensa do São José Rugby Clube

Anúncios

Uma resposta

  1. Gostaria muito que meu filho pudesse tambem participar do Rugby,ele tem 14 anos e o seu sonho e ser jogador de futebol mas enquanto isso não acontece . Me ajudem ….
    claudete mãe de Diego Xavier Rocha
    abraços !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: