Futebol e Rugby pelo mundo – realmente tudo a ver


O artigo do HP falando sobre as relações dos times de futebol e de rugby no Brasil me motivou a fazer uma lista de equipes esportivas que possuem equipes de rugby (union ou league) e de futebol. São vários exemplos pelo mundo. Vamos a eles!

França

A França conta com alguns dos mais antigos exemplos de clubes esportivos que tem ou tiveram equipes nas três modalidades de futebol mais populares na Europa: rugby union, rugby league e futebol association, ou simplesmete futebol.

Racing Club de France

Rugby Union: Atualmente o Racing possui uma equipe profissional de rugby que disputa o Top 14, a primeira divisão francesa. O time profissional, chamado de Racing Métro 92, é fruto da fusão dos departamentos de rugby do Racing Club de France e do US Métro. O Racing venceu o Campeonato Francês de Rugby por 5 vezes: 1892, 1900, 1902, 1959, 1990.

Futebol: o Racing é um dos grandes clubes históricos do futebol parisiense. O time foi campeão francês em 1936, e da Copa da França por 5 oportunidades. Disputou por décadas a primeira divisão francesa, mas começou um longo período de decadência a partir da década de 1960, quando foi rebaixado à segunda divisão. O clube teve um momento de renascimento nos anos 80, mas logo voltou às divisões inferiores, aos sérios problemas financeiros e ao quase esquecimento. Hoje, o time de futebol do Racing disputa a CFA, a quarta divisão do futebol francês, amadora.

Stade Français Paris

Rugby Union: O Stade Français é um dos gigantes do rugby francês. Disputa atualmente o Top 14, já venceu o campeonato nacional por 13 vezes e alcançou 2 vice-campeonatos europeu. Após passar um jejum de 90 anos sem títulos, e de mais de 50 anos passados nas divisões inferiores do rugby nacional, a equipe de rugby do Stade Français foi comprada por Max Guazzini, poderoso empresário francês, que fundiu o departamento de rugby do clube ao departamento de rugby do Club Athlétique des Sports Généraux (CASG), e transformou o time parisiense em uma potência do rugby mundial na década de 90.

Futebol: O Stade Français é um dos grande clubes históricos do futebol parisiense que, juntamente com o Racing e com o Red Star, formavam a trinca futebolística da cidade até a década de 60 (o PSG ainda não havia sido fundado). A equipe jogou a primeira divisão  francesa por 15, até ser rebaixado à segunda divisão em 1967. Com o rebaixamento, o clube decidiu pôr fim ao profissionalismo de seu futebol. Desde então, o Stade conta apenas com equipes amadoras de futebol.

Bayonne (Aviron Bayonnais)

O Aviron Bayonnais, usualmente conhecido como Bayonne, é atualmente o único clube francês equipes profissionais tanto de rugby union como de futebol.

Rugby Union: é o esporte tradicionalmente mais forte do clube. O Bayonne tem 3 títulos do Campeonato Francês e 2 do Challenge Yves du Manoir. A equipe profissional atualmente disputa o Top 14.

Futebol: o time de futebol do Bayonne atualmente disputa a terceira divisão profissional da França, o Championnat National.

Stade Bordelais/Union Bordeaux

Rugby Union: o Stade Bordelais foi uma das grandes forças do rugby francês do início do século XX, e bastião do rugby union de Bordeaux, tendo sido campeão francês por 7 vezes. Até 2005, o Stade Bordelais possuía uma equipe profissional de rugby, tendo disputado a Pro D2. Em 2006, o clube decidiu fundir seu departamente profissional de rugby com o Bordeaux-Bégles, o outro clube profissional de rugby da cidade, que se encontrava na segunda divisão. A fusão dos dois departamentos deu origem ao Union Bordeaux, equipe profissional de rugby que disputa atualmente a Pro D2.

Futebol: O Stade Bordelais possui uma equipe amadora de futebol que atualmente disputa a CFA, a quarta divisão do futebol francês. Contudo, até a década de 1920, o time jogou as principais divisões do futebol nacional.

Paris Saint Germain

Futebol: Famoso clube de futebol de Paris. Principal time da cidade, atualmente disputa a Primeira Divisão e já foi campeão francês 2 vezes.

Rugby League: o PSG já possuiu uma equipe profissional de Rugby League (Rugby à XIII), que disputou a Super League, a principal divisão do Rugby League da Inglaterra, por dois anos (1996 e 1997). Devido aos maus resultados e ao público fraco, a equipe foi fechada em 1997.

Argentina

Diversos clubes esportivos argentinos possuem seções de futebol e de rugby, mas, devido à ideologia do amadorismo vigente nos clubes onde o rugby é forte, todos os casos de clubes que possuem seções de ambos os esportes são amadores em ambos. Desta forma, destaquei apenas um clube, por ter uma rica história de títulos nacionais nas duas modalidades. Trata-se do Alumni, que já foi trazido ao leitor do Blog do Rugby pelo Atlas do Rugby.

Alumni

Rugby Union: campeão argentino 1 vez e campeão de Buenos Aires (URBA) por 5 vezes, o Alumni é hoje um dos principais clubes de rugby da Argentina.

Futebol: Um dos grandes clubes históricos do futebol argentino, tendo sido um dos ícones do esporte no final do século XIX e início do XX. A equipe de futebol foi dissolvida em 1913, mas deixou um legado impressionante: 10 títulos argentinos e muitos adeptos que viriam a refundar o clube anos depois, mas já completamente alheio das grandescompetições nacionais, permanecendo no amadorismo, como meramente um clube social.

Inglaterra

Fulham

Futebol: clube de Londres que disputa atualmente a Premier League inglesa.

Rugby League: Em 1980, o Fulham anunciou a criação de um time profissional de rugby league. A equipe começou na primeira divisão inglesa, mas logo foi rebaixada. Em 1991, o time mudou de nome para London Crusaders, e passou a não ter mais vinculação ao Fulham.

Itália

S. S. Lazio

Futebol: Um dos grandes clubes da cidade de Roma, bicampeã italiana.

Rugby Union: A Lazio é uma verdadeira sociedade esportiva. O clube conta com 37 seções esportivas, sendo uma delas a do rugby. O time biancoblu disputa atualmente a segunda divisão do campeonato italiano, a Serie A. Junto com o Rugby Roma Olimpic e com a Capitolina, os três clubes romanos lançaram a candidatura do Praetoriani (Praetorians) Roma(e) para ser um dos times profissionais italianos na Magners League 2010-11.

Portugal

S. L. Benfica

Futebol: simplesmente o maior campeão do futebol português.

Rugby Union: o Benfica venceu o campeonato nacional por 7 vezes e a taça de Portugal 9 vezes, sendo um dos principais times do rugby português.

Os Belenenses

Futebol: um dos mais tradicionais clubes portugueses. Campeão nacional em 1 oportunidade, Os Belenenses estão na primeira divisão do campeonato português.

Rugby Union: 7 vezes campeão português e 3 vezes campeão da taça de Portugal, trata-se de um dos principais times da modalidade no país.

Académica de Coimbra

Futebol: um dos mais antigos e tradicionais clubes portugueses, atualmente disputa a primeira divisão do país.

Rugby Union: A Associação Académica de Coimbra é uma grande e antiga associação esportiva, que conta com as mais variadas modalidades. O time de rugby da associação disputa a primeira divisão do Campeonato Português de Rugby e já foi campeã 4 vezes do certame.

Espanha

Sevilla FC

Futebol: um dos dois grandes clubes da cidade de Sevilha, bicamepeão da Copa da UEFA.

Rugby Union: O Sevilha vem sendo um dos apoiadores da iniciativa de profissionalizar o rugby espanhol, tendo assumido o controle de uma das franquias da nova Liga Superibérica: o  Sevilla FC Andalucía, também chamado de Cartujanos de Andalucía.

FC Barcelona

Futebol: gigante do futebol espanhol e mundial.

Rugby Union: O time de rugby do Barça disputa atualmente a segunda divisão do Campeonato Espanhol, mas possui uma longa tradição no esporte. A seção de rugby foi criada em 1924, e desde então foi campeã nacional 15 vezes, um dos maiores vencedores do país.

Real Madrid

Futebol: um dos gigantes do futebol epsanhol e mundial.

Rugby Union: deviso à popularização do rugby na Espanha e ao fato de o Barcelona ter uma equipe na modalidade, o Real Madrid veio se interessante nos últimos tempos em montar um time de rugby. Um acordo com o CRC Madrid, clube de rugby da cidade, para incorporá-lo como a seção de rugby do Real Madrid já foi feito, mas ainda não foi posto em prática.

Romênia

Steaua Bucaresti

Futebol: maior campeão e maior clube da Romênia

Rugby Union: assim como no futebol, o Steaua é o principal expoente e maior campeão do rugby romeno, com 24 títulos.

Dinamo Bucaresti

Futebol: segundo maior campeão do futebol romeno.

Rugby Union: segundo maior campeão do rugby romeno, com 16 conquistas

Farul Constanta

Futebol: tradicional clube do futebol romeno, atualmente disputa a segunda divisão do país.

Rugby Union: um dos mais importanes times de rugby do país. Foi campeão nacional por 6 vezes, e entrou para a história do rugby europeu ao sediar a primeira partida da história da Heineken Cup, em 1995.

Univeristatea Cluj

Futebol: atualmente disputa a segunda divisão profissional do futebol romeno.

Rugby Union: disputa atualmente a primeira divisão do Campeonato Romeno de Rugby.

Rússia

Lokomotiv Moskva

Futebol: um dos cinco grande clubes de Moscou, já foi campeão russo por 2 vezes. Trata-se de uma importante sociedade esportiva, com seções de vários esportes.

Rugby League: o Lokomotiv possui uma das principais equipes de Rugby League da Rússia, tendo vencido o campeonato nacional 6 vezes.

Rugby Union: antes de possuir uma equipe de rugby league, o Lokomotiv tinha uma seção de rugby union que, inclusive, foi campeã russa 1 vez. Em 1991, após a visita do time de rugby league do Fulham, da Inglaterra, o Lokomotiv resolveu trocar de código, transformando sua equipe de rugby union em time de rugby league.

Geórgia

Dinamo Tbilisi

Futebol: principal clube do país, chegou a ser campeão soviético duas vezes.

Rugby Union: também um ex-campeão soviético. Trata-se do primeiro time de rugby union da Geórgia.

Lokomotive Tbilisi

Futebol: um dos principais times de futebol do país, disputa atualmente a primeira divisão nacional.

Rugby Union: um dos principais times de rugby do país.

Alemanha

Eintracht Frankfurt

Futebol: principal clube de futebol da cidade, disputa atualmente a divisão de elite do futebol alemão, a Bundesliga.

Rugby Union: o Eintracht Frankfurt é uma grande sociedade esportiva, que possui seções de muitos esportes. O time de rugby do clube existe desde 1923, e hoje disputa as divisões inferiores do rugby alemão.

St. Pauli

Futebol: famoso clube alternativo kult da cidade de Hamburgo. Disputa atualmente a segunda divisão do país, é mais conhecido pelos seus torcedores que pelo seu futebol.

Rugby Union: o St. Pauli é um grande clube esportivo, e possui seções de vários esportes. O time de rugby disputa a segunda divisão do Campeonato Alemão.

República Tcheca

Sparta Praga

Futebol: maior clube e maior campeão do futebol tcheco.

Rugby Union: o Sparta possui seções de vários esportes, sendo um deles o rugby. Possui um dos principais times do país.

Slavia Praga

Futebol: segundo maior time do futebol tcheco.

Rugby Union: disputa a primeira divisão do rugby tcheco, a Extraliga.

Chile

Universidad Católica

Futebol: um dos três grandes clubes do futebol chileno.

Rugby Union: maior campeão do rugby chileno, já venceu o Campeonato Central de Rugby 19 vezes.

Anúncios

3 Respostas

  1. Gostei deste post parabéns..

    Vida Longa aos Tornados!

  2. Opa, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abraços Junior

  3. que legalllllllllllllllllllll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: