Kickoff para a Ango-Welsh Cup!


Neste final de semana, teve início a LV= (sim, isso mesmo!) Anglo-Welsh Cup, copa que reúne as 12 equipes da Guinness Premiership inglesa e as 4 equipes galesas da Magners League. E é claro que o Blog do Rugby dará cobertura a este importante certame. Vamos aos grupos e aos resultados da primeira rodada!

LV=_Cup_logo

Antes de passarmos à atual edição da competição, vale um breve histórico. A Anglo-Welsh Cup (Copa Anglo-Galesa) nasceu em 2005, porém a sua história é muito maior. A copa que hoje reúne equipes de Inglaterra e País de Gales é a herdeira da Copa da Inglaterra. Fundada em 1971, como R.F.U. Club Competition, mudou de nome pela primeira vez em 1976, quando passou a se chamar John Player Cup. Em 1989, novamente o certame mudou de patrocinador, e passou a se chamar Pilkington Glass Cup. A troca constante de patrocinador fez o nome da Copa da Inglaterra mudar mais outras duas vezes de nome. Em 1998, virou Tetley’s Bitter Cup e, em 2001, Powergen Cup.

Em 2005, a Copa da Inglaterra foi completamente reformulada, com a inclusão das equipes galesas e a exclusão das equipes das divisões inferiores da Inglaterra, que passaram a disputar o Powergen National Trophy. A nova competição de elite passou a ser a Anglo-Welsh Cup que, com o patrocínio da EDF Energy, passou a se chamar EDF Energy Cup. Em 2009, com nova troca de patrocinador, o torneio passou a se chamar LV= Cup. O atual campeão é Cardiff Blues, do País de Gales, que derrotou o Gloucester por 50 x 12 na final. Vamos à lista de campeões:

Bath – 10 títulos

Leicetser Tigers – 6

Gloucester – 4

Newcastle Falcons – 4

London Wasps – 3

Coventry – 2

Harlequins – 2

Bedford – 1

Bristol – 1

Leeds Carnegie – 1

London Irish – 1

Moseley – 1

Cardiff Blues (País de Gales) – 1

Ospreys (País de Gales) – 1

Saracens – 1

Temporada 2009-10

O regulamento desta temporada será diferente daquele do torneio passado. As equipes estão divididas em 4 grupos com 4 equipes cada (3 clubes ingleses e 1 time galês em cada grupo). Na primeira fase, ada equipe enfrenta 1x cada equipe de seu grupo, e realiza uma quarta partida contra uma equipe de outro grupo. As equipes do Grupo 1 enfrentam as dos Grupo 4, e as do Grupo 2 jogam contra as do Grupo 3. Os campeões de cada grupo avançam às semi-finais. Na primeira rodada, disputada neste final de semana, foram realizados justamente os jogos inter-grupos. Com muitos jogadores servindo suas seleções nacionais, os grandes times ingleses e galeses entraram em campo muito desfalcados, mas ainda sim alguns bons jogos foram realizados. Vamos aos grupos, com a atual classificação, e aos resultados!

Grupo 1

1 – Saracens – 4 pontos

2 – Ospreys – 1 p.

3 – Leicester Tigers – 0 p.

4 – Sale Sharks – 0 p.

Grupo 2

1 – Scarlets – 2 pontos

2 – Gloucester – 1 p.

3 – London Irish – 1 p.

4 – Newcastle Falcons – 0 p.

Grupo 3

1 – Worcester Warriors – 5 pontos

2 – Cardiff Blues – 4 p.

3 – London Wasps – 4 p.

4 – Harlequins – 2 p.

Grupo 4

1 – Leeds Carnegie – 4 pontos

2 – Newport Gwent Dragons – 4 p.

3 – Northampton Saints – 4 p.

4 – Bath – 0 p.

Resultados:

A grande surpresa da primeira rodada da LV= Cup foi a vitória do Leeds Carnegie sobre o Leicester Tigers. Mesmo muito desfalcado, pelos jogadores servindo suas seleções nacionais, o Leicester era claramente favorito para o confronto contra o lanterna da Guinness Premeirship, o fraco Leeds Carnegie. Mas o time de Yorkshire conseguiu se superar e conquistou uma vitória importante para melhorar o moral da equipe. Nos confrontos entre galeses e ingleses, vantagem para o País de Gales. Apenas os Ospreys foram incapazes de vencer. A equipe considerada a mais forte do país colecionou mais uma grande decepção frente à sua torcida. Derrota para o Northampton Saints. Os Ospreys fizeram um primeiro tempo terrível, ficando atrás por 13 x 0.  O time voltou bem melhor para o segundo tempo, buscando evitar outro vexame em Swansea. Mas não foi suficiente o esforço dos homens de preto. Vitória dos Saints por 19 x 17. Ótimo início de temporada para os santos verdes.

Os Scarlets arrancaram um empate frente os Harlequins, jogando em Londres. A equipe escarlate de Llaneli teve muita sorte ao final da rodada. Mesmo com o empate, encerrou a primeira rodada em primeiro, já que todos os demais tomes de seu grupo foram derrotados. Os outros dois galeses saíram triunfantes. O Newport Gwent Dragons realmente é outra equipe nesta temporada. Segunda melhor equipe gales até agora na temporada, os dragões venceram na LV= Cup. 20 x 9 sobre o decadente Sale Sharks, apático e que não mete medo mais em ninguém.  Já o Cardiff Blues conseguiu uma preciosa vitória. Não pelos 4 pontos somados na tabela, mas para aliviar as pres~soes que a equipe vem sofrendo, pelo início de temporada muito ruim. A vitória foi apertadíssima, por 26 x 25, sobre o péssimo Gloucester. A partida foi a reedição da final da Copa Anglo-Galesa 2008-09, e bem que os Cherry and Whites tentaram. Em frente à prórpria torcida, viraram o primeiro tempo vencendo, mas não conseguiram aguentar a dianteira no placar.

O grande vencedor da rodada foi, supreendentemente, o Worcester Warriors, única equipe a somar 5 pontos, obtendo seu ponto-bônus com a excelente vitória de 32 x 6 sobre o Newcastle Falcons. A temporada vem sendo muito boa para os Warriors. A primeira rodada também contou com clássico londrino. O London Irish foi superado, em casa, pelo London Wasps, que conseguiu grande vitória de virada. Os dois tries de Hewat para o Irish não foram suficientes. Lemi e van Gisbergen correram para os dois tries vencedores das vespas. Vitória no sufoco, por 24 x 20. Por fim, os Saracens bateram o Bath, por 30 x 24, e repetem a boa campanha no Campeonato Inglês também na Anglo-Welsh Cup.

Resultados:

Ospreys 17 x 19 Northampton Saints, em Swansea, País de Gales

Newport Gwent Dragons 20 x 9 Sale Sharks, em Newport, País de Gales

Worcester Warriors 32 x 6 Newcastle Falcons, em Worcester, Inglaterra

Harlequins 15 x 15 Scarlets, em Londres, Inglaterra

Leeds Carnegie 28 x 17 Leicester Tigers, em Leeds, Inglaterra

London Irish 20 x 24 London Wasps, em Reading, Inglaterra

Saracens 30 x 22 Bath, em Watford, Inglaterra

Gloucester 25 x 26 Cardiff Blues, em Gloucester, Inglaterra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: