Atlas do Rugby – Direito Mackenzie e Benetton Treviso


Esta edição do Atlas do Rugby trará ao leitor do Blog do Rugby a equipe do Direito Mack e os italianos do Benetton Treviso.

logodireitomack

Direito Mackenzie Rugby

Cidade/Estado: São Paulo/SP

Campo: Benfica 

Títulos: Taça Prata LPRU (2002), Taça Bronze LPRU (2001)

Site: www.direitomack.rugby.esp.br

 

Em 2001, um grupo de sete estudantes do curso de Direito do Mackenzie dos mais diversos semestres se uniram com a intencao de formar um time para disputar a Liga Paulista de Rugby Universitario e, apos conseguirem os 15 jogadores necessarios, a Atletica Joao Mendes Junior instituiu o Rugby como uma de suas modalidades.

Logo em seu primeiro ano o time do Mackenzie conseguiu se consagrar campeao invicto do torneio serie Bronze da Liga Paulista de Rugby Universitario. No ano seguinte o time se consagrou novamente campeão, desta vez da Serie Prata, conseguindo assim o acesso a serie Ouro do principal campeonato universitário brasileiro de Rugby. Hoje, 8 anos apos a sua fundacao, o time de Rugby do Direito Mackenzie possui um nome respeitado dentro da Liga Paulista de Rugby Universitario, e seus jogadores após se formarem acabam por entrar em grandes clubes paulistas de rugby, como o Rio Branco, Pasteur, SPAC e Bandeirantes, comprovando assim a qualidade de seus atletas.

Atualmente o time conta com aproximandamente 20 atletas, que cursam desde o primeiro ate o ultimo semestre da Universidade Mackenzie, constantemente renovando o seu plantel, tendo em vista a curiosidade, o alto nivel de entretenimento proporcionado pelo esporte e sua rapida aceitacao entre os universitarios.

 

 

Benetton_treviso_badge

Nome: Benetton Rugby Treviso

Cidade/País: Treviso, Itália

Estádio: Stadio Comunale di Monigo (capacidade: 6,700)

Títulos: Campeonato Italiano: 14; Coppa Italia: 3; Supercopa d’Itália: 2

Site: www.benettonrugby.it

Como não poderia deixar de ser, o grande time da atualidade do rugby italiano vem da região do Vêneto. Treviso é uma cidade de pouco mais de 80 mil habitantes localizada a poucos quilômetros de Veneza. O Vêneto é o coração histórico do rugby italiano. A região concentra o maior número clubes e de jogadores de rugby de toda a Itália. Cidades como Padova e Rovigo são famosas pelo seu rugby de ponta, verdadeiros bastiões do rugby. Todavia, uma cidade do Vêneto em especial se destaca: Treviso.

O clube de rugby da cidade foi fundado em 1932, como Associazione Sportiva Rugby Treviso, e vestia azul e branco. O primeiro título veio somente em 1956, após assistir a 5 triunfos de um de seus grandes rivais locais, o Rovigo. À época, o Treviso era patrocinado pela Faema, fabricante de máquinas de café expresso, e se chamava Faema Treviso.

Nos anos de 1970, o Treviso venceu duas Copas da Itália, mas novamente assistiu ao domínio absoluto de outro de seus grandes rivais, o Petrarca Padova. O segundo título nacional veio apenas em 1978, quando era patrocinado pela Metalcrom. Nesse momento, o rugb italiano já assistia à consolidação do domínio vêneto, com Rovigo e Padova dominando a cena, seguidos, mas ainda de longe, pelo Treviso. A história, contudo, começou a mudar no mesmo ano de 1978, quando a família Benetton assumiu o controle do clube.

O clube passou a se chamar Benetton Rugby Treviso, e adotou o verde e o branco – cores da família – como suas cores. O rugby passou a ser um ilustre integrante das associações esportivas da Benetton (United Colours of Benetton), poderosa marca de roupas sediada em Treviso.

O time campeão de 1983 contava com ilustre All Blacks: John Kirwan e Craig Green, denotando o poder da nova marca que o clube assumia. Em 1982, o clube começou a construção da “città dello sport”, um grande complexo esportivo da Benetton onde o rugby teria muito espaço. Criou-se, assim, o novo poderoso bastião do rugby italiano.

Os títulos se seguiram. Nada mais do que 12 campeonatos italianos na era Benetton, e os melhores resultados internacionais de um clube italiano. O time só não participou de duas temporadas da Heineken Cup até hoje, sendo uma figura obrigatória na competição.

Passaram pelos times do Treviso das últimas três décadas grandes jogadores do rugby italiano, como Gianni Zanon, Oscar Collodo, Giovanni Grespan, Alessandro Troncon, Francesco Mazzariol, Mark Giacheri, Sergio Parisse (um dos maiores jogadores da atualidade) e Ivan Francescato, centro da seleção italiana que liderou a equipe na histórica vitória sobre a França em 1997.

No ano de 2009, o Benetton Treviso foi indicado pelo Ferazione Italiana de Rugby como um dos representantes do país na Magners League 2010-11, reafirmando a supremacia vêneta no rugby italiano. Atual campeão do Super 10, o Benetton Treviso se tornou a equipe a ser batida na era profissional do rugby na Itália.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: