Falando de Sevens – Habilidade, visão, capacidade


MRC KENYA 7'S

Alguns, menos avisados, poderão pensar que o fato do Quênia ocupar um lugar de equipa residente nas Séries Mundiais, não passa de um acaso.

Nada mais errado. Aquela posição de privilégio resulta de um lote de fatores diversos, dos quais destaco três: a natural habilidade dos quenianos para a prática desportiva, a visão dos dirigentes da federação do país, e a capacidade de mobilização e organização que demonstraram.

Deixando de lado o fator jogadores, reparem que se realiza este ano a 10ª edição do Circuito Nacional de Sevens, que tem sido berço de quase todos os integrantes dos Shujaa, a Equipe Nacional de Sevens do Quênia.

E de tal forma o Sevens se tem espalhado pelo país, que todos os anos se dá uma renovação parcial da equipe, que é garantia da continuidade da prática da variante ao mais alto nível, de que a sua colocação no ranking IRB é demonstração: 11º em 2006 – 2007, 7º em 2007 – 2008 e 6º em 2008 – 2009.  Aliás a sua presença nas semi finais da RWC 7’s, onde foi derrotada pela Argentina por 12 – 0, confirma que de fato os Shujaa pertencem ao conjunto das melhores equipes do Mundo.

O Circuito engloba cinco Torneios jogados em quatro cidades, em cinco finais de semana consecutivos. A equipa que conseguir ao melhor colocação no final dos cinco Torneios, é declarada Campeã Nacional.

MRC KENYA SERIES 2009

Entretanto, disputa-se este fim de semana, o MEXICO SEVENS, organizado sob controlo da NACRA,   a Confederação de Rugby da América do Norte e Caribe, com a participação de 13 seleções masculinas, e cinco femininas. Este Torneio demonstra o interesse que o Sevens já desperta na Região.

MRC MEXICO 7'S DIA 1

Aliás este interesse da NACRA, é partilhado pela FORU, a Confederação da Oceania, que organiza o seu Torneio regional, também este fim de semana, envolvendo sete seleções nacionais.

Realizado na capital do Taiti, Papeete, o Torneio será disputado no sistema de todos contra todos, a uma volta, apurando as melhores equipes para uma segunda fase, com jogos eliminatórios.

Participam na edição deste ano as Ilhas Cook, Niue, Papua Nova Guiné, Samoa, Taiti, Tonga e Vanuatu.

MRC FORU 7'S

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: