Resumo da quarta-feira – Top 14 francês


Resumo do que aconteceu na 16ª rodada do Campeonato Francês, e vídeos da rodada!

A rodada do Top 14 começou com mais um tropeço do Stade Français, que continua de fora da zona de classificação para a Heineken Cup, em 7º lugar. Desta vez, o revés dos parisienses se deu em Montpellier, contra o time local, que agora está a apenas 4 pontos do Paris. Montpellier soube aproveitar bem os seguidos penais cometidos pelo adversário, com Todeschini os aproveitando muito bem. 6 penais anotados pelo full back argentino. Lionel Beauxis bem que tentou, mas pôde apenas chutar acertadamente para dois penais. O abertura parisiense esteve muito bem em campo, anotando ainda um drop goal e dando passe vital para try de Geoffroy Messina. O central marcou dois tries na partida, mas de nada serviram quando Caudullo fez o try para os anftriões, aos 62 minutos. A partir daí o Montpellier cresceu no jogo, neutralizou as ações parisiense, e conseguiu o tão esperado triunfo com uma virada no placar faltando 3 minutos para o apito final, com um penal de Todeschini.

No derby do Tarn entre Castres (do Tarn) e Montauban (do Tarn-et-Garonne), o triunfo foi do líder sensação. Marcando 3 tries e dominando por completo a partida, o Castres garantiu mais 4 fundamentais pontos para se manter na liderança do Top 14, com méritos. Na segunda colocação vem o Clermont. O time da Auvérnia fez o clássico do centro francês contra o Brive, de Limousin. O jogo foi um passeio amarelo. Nada menos do que 7 tries anotados pelo time de Clermont-Ferrand, com 5 sendo convertidos por Brock James, que também anotou um drop goal.  Bem na H Cup e ascendente no Top 14, o Clermont parece crescer na hora certa.

Quem também vem crescendo muito rodada após rodada é o Racing Métro. O outro time de Paris somou mais uma vitória, em sua impecável campanha de fim de primeiro turno e início de returno. A vítima foi o Bayonne, que vai muito mal nas últimas rodadas e ocupa a penúltima posição na classificação. Antes do início da partida, um fato inusitado: o roubo das bolas da partida. A alternativa foi usar as bolas da Challenge Cup… O triunfo por 23 x 19 foi suado, com o jogo tendo completado o tempo regulamentar com 20 x 19 para o Racing. Aos 80 minutos, Wisniewski pôs um ponto final no drama com um penal converitdo. Nona vitória consecutiva dos racingmen.

http://www.youtube.com/watch?v=Lts-GoIM8KA&feature=player_embedded

Na Provença, Toulon e Albi foram contemplados com um show de luzes, comemorando o final de ano. A partida em si foi sem maiores emoções: um banho do Toulon, comandado por Jonny Wilkinson, com ótimo aproveitamento de chutes, como sempre. 5 penais de Wilko e mais 4 tries de sua equipe foram suficiente para garantir os 41 x 13 sobre o lanterna do Top 14. No País Basco, o Biarritz não teve maiores problemas para superar o Bourgoin, 23 x 6.

http://www.youtube.com/watch?v=SjUuaH6T6i8&feature=player_embedded

Por fim, o grande clássico da rodada do Boxing Day francês: Toulouse x Perpignan. Dois gigantes que necessitavam muito da vitória, para não deixar Castres e Clermont se desgarrarem no corrida pelo título.  O jogo realizado no Ernest-Wallon de Toulouse foi excelente. Logo aos 9 minutos, Skrela chutou um drop para os primeiros três pontos occitanos; e aos 121 Michalak ampliou para 6 a vantagem. Aos 17′, veio a resposta catalã, com um try de Britz, após grande jogada iniciada por Marty. Porical não converteu e a vantagem continuou do Toulouse. O ápice da peleja veio na segunda metade do segundo tempo. Aos 64′, Michalak anotou um penal, respondido por Porical 3 minutos depois. Chegando à marca dos 70′, o jogo estava 12 x 11 para o time da casa, elevando a tensão do jogo para o máximo. Eis que Poitrenaud, veterano full back do Toulouse, tira seu coelho da cartola. O jogador roubou uma bola a 5 metros do in-goal, e anotou um try fundamental. Pichotada fatal do argentino Kairelis. Michalak converteu e colocou vantagem de 8 pontos para seu time. Skrela ainda teve tempo de anotar um drop goal e coroar a vitória occitana, 22 x 11, e quarto lugar na classificação.

http://www.youtube.com/watch?v=R5pOoXaKd14&feature=player_embedded

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: