Eleição CBRu – o outro lado


Nos último dias, foi divulgada uma carta aberta aos Rugbiers do Brasil, de autoria do Rafael Simão, que faz grande trabalho no Ilhabela Rugby e gerou muita repercussão no Orkut, culminando na carta do Aluísio Dutra, presidente da CBRu, publicada ontem no site da CBRu. Mas como toda história tem dois lados, resolvi pesquisar um pouco, seguindo os sábios conselhos do Cabezón no orkut e do Manuel Cabral, do Blog do Rugby, para que haja um entendimento melhor da situação.

Procurei ser o mais imparcial possível, indicando a minha opinião em pontos separados do texto, e que não precisam ser lidos. Não custa nada lembrar, mas não tenho hoje relação com nenhum clube de Rugby no Brasil.

Aprovação do Estatuto

Foi criado um estatuto, votado e aprovado em Assembleia, constando das datas do dia 29/12 e 15/01 para formação de chapas concorrendo ao pleito e dia da eleição respectivamente.  A chapa prevê ainda o mínimo de 2/3 dos votos confirmar a sua eleição. Caso não atinja o número, será mantida a antiga diretoria, como bem lembrou o Sócio em seu artigo.

 

Chapa Única

É fato que a atual gestão da CBRu gerou descontentamento entre todos os seus membros e entre aqueles que acompanham o Rugby nacional, devido o imbróglio impensável para o campeonato mais importante do país, que é o Super 8, perdendo inclusive membros da diretoria que hoje compõem a chapa candidata (Klaus Kiessling e Marcelo Teixeira), além de Ange Guimerá (até então vice presidente da CBRu), este alinhado com o Rafael Simão.

(Não consegui apurar inteiramente essa parte) Ainda assim, uma chapa única, com o Aluísio à frente seria eleita por unanimidade. Aparentemente houveram desentendimentos na formação dos futuros quadros e o Aluísio se retirou, e não conseguiu montar outra chapa em tempo hábil para concorrer com a chapa que se manteve, com o Sami Arap, do GRAB à frente.

Opinião do HP: a chapa única apresentada contém pessoas com histórico de envolvimento muito grande com o Rugby brasileiro, apesar de não conhecer todos os envolvidos. O Xavier é o mais graduado árbitro do país, o Martoni, deve ser um dos maiores conhecedores do esporte no país, o Klaus tem um histórico dentro da Federação Paulista e se dedicou por muito tempo ao time da Federal, sem nunca visar outro objetivo que não o crescimento do esporte. Não acho que seria diferente uma chapa única liderada novamente pelo Aluísio, pois agora, com mais recursos, fatalmente a fiscalização dos clubes filiados ou não e do governo que ira repassar as verbas, deverá ser maior. 

 

Equipes Votantes

Foi criada uma regra indicando que apenas equipes regularmente inscritas na CBRu por no mínimo 2 anos, e que houvessem participado dos campeonatos nacionais de XV no mesmo período votariam, com o intuito de impedir que a inscrição de última hora de clubes que teriam mais interesse político tivessem o mesmo peso dos clubes já cadastrados e com longo histórico no Rugby nacional, e ainda que os mesmos não fossem utilizados como massa de manobra para obtenção de votos pelos membros mais influentes

Opinião do HP: De início confesso que o meu entendimento era que todas as equipes deveriam votar, ao invés de apenas os participantes do Super 8 e Copa do Brasil. Entendo e concordo com o ponto de vista, mas penso que o voto é a expressão de uma comunidade sobre aqueles que pretendem governar sobre ela, e se, por um motivo que considero justificável (a meu ver é a porta para a troca de favores que o Brasil inteiro conhece bem os resultados), não será dado o direito à votação, o que deveria ocorrer era a criação de uma espécie de comissão onde possam ser discutidas propostas dos clubes de regiões não contempladas na votação, como Nordeste, Centro Oeste e Sul, todas em franca expansão no que diz respeito a criação de clubes e campeonatos. A insegurança quanto aos rumos futuros da CBRu e como serão contemplados os clubes não votantes, é o que talvez tenha deixado pessoas ligadas a esses clubes apreensivos, e com razão, visto o tamanho da responsabilidade que a próxima diretoria terá e a oportunidade de inclusão de um grande número de equipes no cenário nacional

Esse é o reflexo de um problema grave: em nenhum momento foram reveladas propostas de qualquer chapa, apenas revelaram-se nomes de pessoas com diferentes níveis de envolvimento com o Rugby nacional como são os inegáveis méritos do Sr. Ange, Rafael Simão, Martoni e Xavier (os 2 últimos presentes na chapa única, criticada pelo Rafael Simão). Não vejo como viável uma eleição onde pessoas e não propostas, sejam o centro da questão.

 

Anúncios

2 Respostas

  1. Ta na hora de o pessoal serem professionais, honestos e transparentes, com planos de colocar o rugby no mapa do Brasil, sem ego, o poder, por motivos de o Rugby agora ser Olimpico.

    Basta essa brigar de interesses pessoais, precisamos erguer o Rugby com pessoas que querem ver o Rugby ir longe, como sair do amador para serem professionais, só assim o rugby vai pra frente.
    Abraços.(Um simples ex-jogador que jogou, rugby desde os 10 anos de idade, na Inglaterra, Seleção Brasileira e agora como,Tecnico).

  2. A questão nomes/propostas é muito importante. Concordo com HP quando ele defende que o centro da questão são as propostas. Quais vão ser as competições oficiais e como cada uma vai ser organizada? Quais os Planos de Desenvolvimento que vão ser implementados? Quais os escalões a priorizar? Como vai ser orientado o crescimento geográfico da modalidade? Quais as regiões que vão ser apoiadas e como? Qual a actividade proposta para cada seleção nacional?…etc…
    A título de exemplo, decorre hoje a eleição do Presidente da Federação Portuguesa de Rugby. E aos candidatos é imposta a apresentação de Programas de ação, e a apresentação dos mesmos em reunião com os delegados eleitores.
    Só com a apresentação de programas pode ser feita cobrança futura sobre a atuação das direções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: