Attoub pega 70 semanas de suspensão


David Attoub, primeira linha do Stade Francais recebeu punição severa de 70 semanas (aproximadamente 1 ano e 4 meses) por eye gouging, durante o jogo contra o Ulster válido pela Heineken Cup, em dezembro passado. Ele e Julien  Dupuy foram julgados pela mesma infração, conforme divulgado anteriormente aqui no Blog. Dupuy recebeu uma punição de 24 semanas, reduzida para 23 semanas após apelação.

David Attoub, suspenso temporariamente desde 18 de dezembro, irá recorrer da decisão, uma das mais duras no que se refere ao eye gouging na história do Rugby europeu (a suspensão, se mantida, vai até 22 de abril de 2011). Seu julgamento havia sido postergdo evido declarações da defesa que afirmavamque a foto em que o juíz se baseou para julgar Attoub estava adulterada e não refletia a verdade. Mais tempo foi dado então para a coleta de provas. Ao ser confrontado com a foto que mostra sua mão no rosto de Ferris, ele disse não saber explicar a situação mostrada e se recusou a afirmar que vu o dedo no olho do adversário

Além da foto, o tribunal se baseou no depoimento de Stephen Ferris, vítima da agressão (de ambos jogadores do Stade), onde ele afirmou ter sentido uma dor terrível e ter ficado com dificuldade de abrir os olhos  e com a visão embaçada depois do incidente, sem ter como se defender da agressão 

O juiz do tribunal Jeff Blackett justificou a sua decisão dizendo que foi um dos piores casos de eye gouging que já teve que julgar. “É um caso intencional e que causou muita dor à vítima. A punição deve ser tal que impeça outros jogadores de realizar a mesma manobra e os faça pensar a respeito, antes que alguém sofra uma lesão séria em decorrência disso”. Ele ainda creditou às respostas evasivas da defesa do jogador o motivo de estar certo de sua decisão.

A maior puniçao já dada em um caso de eye gouging ocorreu em 1999, quandoo jogador Richard Nones (Colomiers) foi julgado culpado por agressão em  Sven Cronk (Pontypridd) em jogo válido também pela Heineken Cup. A punição de Attoub é a segunda mais longa da história profissional do Rugby.

Fonte: BBC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: