Mais detalhes sobre a participação argentina na Vodacom Cup


A SARU (União Sul-Africana de Rugby) confirmou que os Jaguares argentinos – segundo quadro da seleção argentina – e a Namíbia disputarão neste ano a Vodacom Cup, campeonato profissional sul-africano do primeiro semestre.

A Vodacom Cup é a competição de primeiro semestre organizada pela SARU para dar espaço para os jogadores profissionais do país que não atuarão em equipes do Super 14 neste ano. A competição também é uma grande vitrine para novos atletas, bem como uma chance para as equipes menores do país vencerem os cinco todo-poderosos do país. Prova disso é que o atual campeão do torneio é o Wildeklawer Griquas, de Kimberley.

Para a edição de 2010, a SARU convidou os Jaguares, da Argentina, e a seleção da Namíbia (os Welwitschias). Jaguares é o nome dado à “Argentina A”, isto é, à seleção “B” da Argentina. A equipe que disputará a Vodacom Cup será formada por jogadores que hoje atuam no rugby argentino, que fazem parte do Plan de Alto Rendimiento (PLADAR), da UAR (União Argentina de Rugby). O PLADAR é o primeiro estágio do projeto de criar uma equipe profissional em território argentino, pensando na entrada dos Pumas no futuro Four Nations. A entrada dos Jaguares na Vodacom Cup, de acordo com a SARU, foi motivada pela vontade da união em ajudar seus futuros parceiros de 4N na profissionalização do rugby local. Os Jaguares mandarão suas partidas no Estádio Dannie Craven, no campus da Universidade de Stellenbosch, nas proximidades da Cidade do Cabo. Hoje, os Jaguares disputam o Americas Rugby Championship e jogam frequentemente amistosos contra seleções pelo mundo.

A Namíbia, por sua vez, tem loga histórico de participações em certames sul-africanos, uma vez que o país era uma possessão da África do Sul até 1990, quando obteve sua independência. Até então, os Welwitschias disputavam, por exemplo, a Currie Cup, a principal competição da África do Sul. A seleção que entrará na Vodacom Cup será formada por atletas que atuam na própria Namíbia e que, hoje, são amadores. O convite para a equipe disputar a competição no primeiro semestre veio como ajuda para a preparação da seleção local na Copa do Mundo de 2011, abrindo as portas para a possibilidade de uma equipe profissional do país venha, no futuro, a integrar a estrutura do rugby profissional sul-africano. A Namíbia mandará suas partidas em casa, na cidade de Windhoek.

Jaguares e Namíbia se enfrentaram em maio do ano passado. Confira o vídeo:

http://nl.sevenload.com/videos/UYddV8m-Partido-I-Jaguares-vs-Namibia-2do-Tiempo

As equipes da Vodacom Cup serão divididas em 2 grupos. Confira o alinhamento:

Grupo Norte: Blue Bulls, Griffons, Griquas, Leopards, Lions, Pumas, Valke (Falcons) e Namíbia

Grupo Sul: Jaguares, Boland Cavaliers, Border Bulldogs, Eastern Province (Mighty Elephants), Free State (Cheetahs), Natal (Sharks), SWD Eagles e Western Province.

O torneio começa no dia 26/2. Na estréia, os argentinos enfrentam o Eastern Province e os namibianos recebem os Griffons.

Anúncios

Uma resposta

  1. Daniel Hourcade, conhecido treinador Argentino que se encontra em Portugal desde 2004, vai estar à frente da equipa dos Jaguares na Vodacom Cup.
    Hourcade, que treinou em Portugal a equipa do Direito, onde conquistou o Campeonato Nacional em 2004-05 e 2005-06, e a Taça de Portugal em 2004-05 e 2006-07, dirigia este ano a equipa do Belenenses, outra das quatro grandes, de quem já se despediu, para viajar de encontro à sua nova equipa.
    Em 2004-05, ano da dobradinha, Daniel Hourcade ganhou também o prémio de melhor treinador do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: