Wallabies apresentam seu novo uniforme


A KooGa, empresa que subsituiu a Canterbury no fornecimento de uniformes para a seleção australiana, revelou o novo uniforme para os Homens de Ouro.

O contrato prevê fornecimento exclusivo de materiais esportivos por 4 anos, e segundo a aacessoria de imprensa da fabricante, muitos pedidos já foram feitos para o mundo inteiro, inclusive Argentina, então, quem estiver de passagem por lá, em breve poderá adquirir a bela camisa australiana.

De design bem simples, a camisa preserva o tradicional tom amarelo escuro (ou dourado como preferem os wallabies) com pouco detalhes em verde, apenas nas costuras. A versão anterior tinha uma espécie de decalque em um tom mais claro na camisa que era desnecessário a meu ver.

Por conta do lançamento, é interessante observar que o dourado nem sempre foi a cor adotada pelos australianos. A história de test matches australianos mostra que nos primeiros jogos, por não haver então um uniforme da seleção, utilizou-se, contra as Ilhas Britânicas, o primeiro rival, uma camisa azul, e outra de cor vinho, cores das regiões onde se realizaram as primeiras partidas (Sidney e Brisbane) com o símbolo de armas do país no lugar da bandeira do estado. Também era um inidcador de onde provinham grande parte dos jogadores que compunham a seleção, principalmente de Nova Gales do Sul (onde está a cidade de Sidney) e Queensland (onde está Brisbane). 

Outras tentativas foram feitas, como uma camisa azul e vinho listrada, utilizada durante o tour dos australianos à Nova Zelândia em 1905 e 1914. Em virtude da dificuldade em criar um design específico, foi definido que a seleção jogaria com a camisa do estado em que se realizasse a partida, com uma letra A sobre o símbolo do estado.  Durante o período da primeira guerra mundial, utilizou-se ainda a camisa de Nova Gales do Sul, por ser a união mais velha do país e por contar com a maioria de seus jogadores provenientes da região, e pelo fato da União de Queensland desaparecer do cenário por conta da guerra, que cessou as competições na região.

Em 1929, com o retorno da união de Queensland adotou-se pela primeira vez a cor verde, durante um tour dos neozelandeses pelo país. O verde e dourado são as cores representativas do esporte amador no país, e o verde foi predominate até 1961, onde, para evitar inconvenientes com os Springboks, a cor dourada foi adotada como predominante no uniforme do país. O verde ainda trazia problemas para os jogos contra os All Blacks, pois havia muita confusão com o uniforme verde escuro e o preto do adversário. Desde então, tem-se o uniforme como conhecemos atualmente.
The Australian jumper in 1929 was emerald green – and stayed that way for some time.
 
There were changes on occasion.
 
The Wallabies returned to sky blue in 1933 when they first toured South Africa, to avoid a colour clash with the Springboks.
 
When South Africa toured here in 1937, the Australians wore white with green and gold hoops through the middle.
 
In 1938, gold with a green hoop through the middle was trialled against New Zealand because the dark green of the Australian jersey was said to be too close to the black of the All Blacks.
 
But it was 1961 when what is now considered the “traditional” Wallabies jersey came into being on a fulltime basis.
 
For another tour to South Africa, the Australian Rugby Union adopted a gold jersey, specifically to avoid a colour clash with the Springboks.
 
“Obviously the Wallabies jumper of that era is a far cry from where we are today with state-of-the-art, body-hugging, temperature-controlling apparel,” said Mr O’Neill.
 
“But the Wallaby Gold remains consistent.
 
“We are enthusiastic about the latest jersey, as we are about the season ahead.
 
“We have an international program opening with a Test against Fiji in Canberra, followed by a two-Test series against England and a Brisbane showdown with Ireland.
 
“The Tri Nations series will follow against the Springboks and the All Blacks, with two Bledisloe Cup Tests at home – one in Melbourne and another in Sydney.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: