França vence País de Gales e está perto do título


O País de Gales recebeu os franceses no Millenium Stadium nessa sexta, sabendo que só a vitória salvaria a campanha da equipe, após vitória sofrida sobre os escoceses. Mas quem se deu bem na arena foram os franceses, largamente superiores no primeiro tempo, fracos no segundo, que dão um passo gigantesco em direção ao título desse ano.

Desde o início do jogo, a França mostrou que atravessou o Canal da Mancha com o objetivo único de conseguir mais 2 pontos. Com defesa cerrada e tackles precisos, não deixou o País de Gales avançar. De fato, o primeiro lance de perigo do time da casa foi somente na metade do primeiro tempo, com um chute de Stephen Jones para Leigh Halfpenny buscar no ingoal, mas Poitrenaud se antecipou e impediu o try galês.

Nesse momento, a França já liderava por 10 a zero fruto de uma interceptação oportunista de Alex Palison, que roubou a bola nos 22m e avançou sem oposição até o ingoal adversário, inaugurando o placar. Parra, sempre preciso nos chutes, colocou mais 5 pontos com a conversão e um penal, ampliando a vantagem logo depois. 

Os galeses tentaram uma reação, equilibrando a posse de bola e terrritorial, e mantendo o jogo na intermediária do campo, mas sem levar perigo real ao ingoal francês. Pelo contrário, seguiram cometendo erros que não se esperam em um jogo desse nível, como knock ons e seguidos lançamentos ruins no lineout, favorecendo os forwards franceses que roubaram 2 bolas no primeiro tempo. Em mais um erro de passe, dessa vez de Shane Williams, rifando um passe, no último lance do primeiro tempo, surgiu o segundo try francês, de François Trinh-Duc, que roubou a bola e com habilidade conseguiu o domínio e apoiou no ingoal, seguido de outra conversão por Parra, fechando o primeiro tempo com boa vantagem frente o País de Gales.

No segundo tempo, os papéis se inverteram, e rapidamente o País de Gales conseguiu colocar pontos no placar, com 2 penais cedidos pela França, e prontamente convertidos por Stephen Jones. A França não conseguiu atacar, e não mostrou muito afinco em tentar furar a defesa adversária, aceitando a pressão do time da casa. As chances foram se intensificando e enfim, resultaram em try, após boa jogada que resultou em muito espaço para a linha, sobrando para Leigh Halfpenny mergulhar na ponta esquerda. Com a conversão, o País de gales ficou a apenas 7 pontos dos franceses, mas mesmo acentuando a pressão, não conseguiram reduzir a vantagem a tempo.

Com um jogador a menos (Morgan Parra levou amarelo), os franceses conseguiram anotar 3 pontos com Michalak, e faltando 5 minutos para o fim, Parra, que acabara de retornar, anotou outros 3 pontos. Quem achou que o jogo estava acabado, se enganou. No último lance, Shane Williams, fazendo aniversário, fez um grande try e com mais uma conversão, com direito a bater na trave, os galeses ficaram a apenas 6 pontos da França, e teoricamente, uma posse de bola para conseguir operar o segundo milagre seguido.

No entanto, Frederic Michalak não arriscou, e como o tempo regulamentar havia terminado, chutou a bola diretamente para fora, que gerou muitas vaias dos 80 mil galeses presentes, mas garantindo a terceira vitória dos Bleus na competição, que os coloca em posição extremamente favorável na competição. Toda pressão vai agora para os ombros da Inglaterra que podem fazer uma “final” contra os franceses, tendo primeiro que bater a Irlanda amanhã em Twickenham, e a Escócia na semana seguinte.

Placar: País de Gales 20 X 26 França

País de Gales

tries: Leigh Halfpenny (1), Shane Williams (1)

conversões: Stephen Jones (2)

penais: Stephen Jones (2)

França 

tries: Alex Palisson (1), Trinh-Duc (1)

conversões: Morgan Parra (3)

penais: Morgan Parra (2), Frederic Michalak (1)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: