James Haskell – prisioneiro da RFU?


Mais uma polêmica envolvendo o Stade Français e as declarações bombásticas de seu presidente, Max Guazzini. Depois de acusar o tribunal disciplinar da ERC de tomar decisões políticas e anti francesas, agora ele acusa a União inglesa de chantagear James Haskell, titular da equipe francesa, impedindo-o de jogar pela equipe no Top 14 nessa semana.

Max Guazzini disse que a “RFU (Rugby Football Union) está mantendo Haskell prisioneiro” e “mostrou falta de respeito” e solicitou ao comitê do Six Nations que puna a Inglaterra pelo episódio. Alertou ainda que o jogador sofrerá as consequências se não se apresentar a tempo para a partida de sábado contra o Toulouse.

Do lado inglês, é esperado que Haskell (que pode nem ao menos jogar, devido um problema estomacal, seguindo outros jogadores do elenco), não atue pela equipe no fim de semana, mesmo não havendo rodada pelo Six Nations. De acordo com a União inglesa, o jogador possui um acordo com a equipe que o libera de compromissos em épocas em que houverem jogos pela seleção inglesa. 

O presidente do clube francês informa que o contrato especifica apenas a liberação do jogador uma semana antes da dos amistosos de novembro e uma semana antes do Six Nations, e que Haskell está sendo ameaçado de exclusão da seleção caso volte para a equipe. Disse ainda que todas as seleções já liberaram seus jogadores para o grande clássico (são esperadas 80 mil pessoas), os irmãos Bergamasco (Itália), Hugo Southwell (Escócia), Dimitri Szarzewski e Matthieu Bastareaud (França). E finalizou, fulminante: “A RFU paga aos clubes ingleses para liberarem seus jogadores quando bem entenderem. Eles não pagam nada ao Stade Français. A recusa em liberar James  é contra as regras. É imoral. Não é culpa minha que eles foram derrotados para a Irlanda em Twickenham.” Em março, o presidente da RFU alertou aos jogadores do esquadrão de Martin Johnson que eles poderiam prejudicar a sua carreira internacional se  jogassem no exterior.

Especula-se que Guazzini irá pedir compensações financeiras para RFU para ceder jogadores no futuro, nos mesmos moldes que os clubes eurpoeus de futebol fazem em períodos fora das chamadas datas FIFA. A IRB adota procedimento semelhante, e não considera esse fim de semana como uma data de jogos internacionais. 

A Inglaterra joga somente no próximo sábado, dia 13, contra a Escócia em Murrayfield, jogo que vale a Calcutta Cup. No Top 14, o Toulouse ocupar a 4ª posição, e o Stade, a 7ª, faltando 6 jogos para o fim da primeira fase. Somente 6 equipes se classificam para a fase final.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: