Rugby na Itália: resultados e novidades


Neste final de semana não tivemos jogos do Super 10 italiano. Isto porque as 10 grandes equipes do país estavam ocupadas definindo as 4 vagas nas semi-finais da Coppa Italia, o segundo mais importante torneio da Bota. Mas enquanto os clubes lutam em campo pelos títulos nacionais, fora de campo os dirigentes definem como será o rugby italiano a partir da temporada 2010-11, com novas competições e novas equipes. Vamos aos resultados do final de semana e às notícias da “sexta nação”!

Coppa Italia – Copa da Itália

Resultados:

Gran Rugby 10 x 38 Benetton Treviso, em Parma

I Cavalieri Prato 17 x 8 Rugby Parma, em Prato

Venezia Mestre 27 x 31 Viadana, em Veneza

L’Aquila 22 x 10 Rugby Roma Olimpic, em L’Aquila

Semi-finais:

Benetton Treviso x Viadana

Petrarca Padova x Rovigo

Dois grandes clássicos do rugby italiano!

Notícias – Magners League 2010-11

Agora é oficial! O corpo diretor da Liga Celta confirmou a participação de duas equipes italianas na Magners League 2010-11. A notícia já havia sido dada e confirmada outras vezes, mas no início deste ano a Federação Italiana de Rugby (FIR) e a Liga Celta haviam chegado a um impasse sobre os valores envolvidos no estabelecimento das duas franquias italianas na liga. Após anunciar a retirada das franquias italianas da competição, por falta de verbas, a FIR anunciou neste dia 8 de março que as duas franquias do país conseguiram se adequar às exigências financeiras do certame e estão confirmadas na edição 2010-11 da Magners League. A FIR anunciou também um auxílo aos dois times, com incentivos financeiros para a contratação de selecionáveis italianos que jogam no exterior. A lógica da participação de dois times italianos é prover partidas de alto nível aos jogadores italianos melhor capacitados para defender a seelção nacional, melhorando, assim, o nível dos Azzurri.


As duas equipes serão: o Benetton Treviso, da cidade de Treviso (no Vêneto), atualmente o maior e mais rico clube do país, mantido pela gigante da indústria de vestuário, a Benetton Group S.p.A. O estádio da equipe é o Stadio Comunale di Monigo, que tem capacidade para 6,500 pessoas; e o Aironi Rugby (as Garças), um consórcio formado por 3 clubes do país (Viadana, Rugby Parma e Gran Rugby), que mandará suas partidas em dois estádios: o Stadio Giglio, em Reggio Emilia (na Emilia-Romagna), com capacidade para 29,000 pessoas, o Stadio Luigi Zaffanella, na cidade de Viadana (na Lombardia), com capacidade para 3,000 pessoas. Serão justamente essas duas franquias que ocuparão as duas vagas italianas na Heineken Cup.

Super 12 2010-11

A partir do ano que vem o Campeonato Italiano de Rugby será conhecido como Super 12, com a promoção de três equipes da atual Serie A (e o rebaixamento de 1 equipe do Super 10 2009-10). No entanto, o Super 12 italiano será o segundo escalão do rugby do país, já que o primeiro escalão passará a ser a Magners League.

O Super 12 terá duas fases. Na primeira, as 12 equipes serão divididas em 2 grupos com 6 equipes cada. Os 3 primeiros colocados de cada grupo disputarão o poule-scudetto, isto é, o grupo-campeonato, ao passo que os 3 últimos colocados de cada grupo disputarão o poule-salvezza, isto é, o grupo-rebaixamento. Os dois primeiros colocados do poule-scudetto jogarão uma última partida, a grande final, valendo o título do Super 12. Já o último colocado do poule-salvezza será rebaixado à Serie A.

Ao final do Super 12, será disputado o novo Campionato delle Franchigie, ou seja, o Campeonato das Franquias. Essa nova competição será um nível intermediário entre o Super 12 e a Magners League. As 12 equipes do Super 12 serão agrupadas geograficamente em 4 equipes (franquias), cada uma sendo uma espécie de seleção regional, nos mesmos moldes, por exemplo, das regiões galesas que disputam a Magners League. Os dois primeiros colocados do Campionato delle Franchigie jogam uma última partida, a grande final, valendo o título do torneio. As 4 franquias do novo campeonato serão também as 4 representantes italianas na AMLIN Challenge Cup. Cada franquia poderá contratar um mínimo de 15 jogadores italianos e um máximo de 7 jogadores estrangeiros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: