Origens do Rugby

Essa página tem o objetivo de esclarecer qual a origem do esporte, separando o mito da verdade, mas sem excluir um desses lados. A mística, por mais que seja um pouco distante da realidade, serve para aumentar a curiosidade de muitas pessoas sobre o esporte, e acredito que seja inclusive, a versão mais conhecida, mais romantizada de como surgiu o Rugby.  

Mito:

É a história mais conhecida e mais curta, e consta até no site da União de Rugby de alguns países, como Austrália, tamanha é a sua força. A história diz que, no ano de 1823, na Rugby School, na cidade de Rugby na Inlgaterra, um aluno chamado William Webb Ellis, tomou a bola em suas mãos e, desrespeitando as regras do futebol vigentes na região (Rugby School Football Rules), que permitia que a bola fosse segurada com as mãos, mas somente se o jogador recuasse do ponto onde pegou a bola,  avançou rumo ao campo adversário, enquanto os oponentes tentavam segurá-lo para impedir a sua progressão. As regras naquela época variavam muito dependendo da cidade em que se jogava pois não havia uma federação que determinasse as regras do esporte, e carregar a bola com as mãos tornou-se um modo válido de avanço nessa região.

william_webb_ellis trofeu-rwc 

Wiliam Webb Ellis e o troféu que leva o seu nome

Porém, é importante ressaltar que, naquela época, um try (que era chamado de touchdown, como no futebol americano hoje) não valia nada. o modo de pontuar consistia em chutar a bola entre os postes, como o drop-goal na regra atual.

William Webb Ellis, depois de concluir seus estudos na Rugby School, estudou em Oxford, e posteriormente se ordenou padre, na Igreja de Saint Clement Danes, em Londres.

Hoje, o aluno dá nome ao troféu entregue ao campeão mundial de Rugby, na IRB World Cup, evento que ocorre de 4 em 4 anos, desde 1987.

  A própria IRB (International Rugby Board, – orgão máximo do Rugby mundial) considera essa famos versão em conta, pois reconhece os benefícios dela e a identificação da história com os ideais do esporte que ela deve defender.

rugby-school

História real:

 Existem muitos esportes que se assemelham ao Rugby no que diz respeito ao modo de condução da bola e objetivo, alguns inclusive se mais de mil anos atrás, como o Harpustum, do século 6 e que teve origem na região de Florença, sendo chamado depois de Calcio, com regras publicadas em 1580, e consistia em um jogo onde 2 equipes com 27 jogadores deveriam conduzir a bola até o outro lado do campo adversário, em dois tempos de 50 minutos, contando ainda com juizes de campo e de linha.

Os povos celtas também praticavam um esporte semelhante ao Harpustum, conhecido como Caid, pode ter influenciado esportes mais modernos como o futebol e consequentemente, o Rugby.

Mais provável, é que o Rugby tenha se desenvolvido a partir do futebol, que, como já foi dito anteriormente, não dispunha de um conjunto de regras oficiais, e portanto, sua prática variava dependendo do local onde era praticado, recebendo a denominação de Rugby Football. O jogo praticado ali ganhou adeptos em outras regiões da Inglaterra devido a inovação de avançar com a bolas nas mãos (prática que só foi oficializada no primeiro conjunto de regras, em 1845). A prática do esporte era limitada às escolas, mas conforme o tempo passou, adultos que queriam continuar a jogar o seu esporte preferido do tempo de estudante se uniram e criaram clubes, que seguiam as regras da Rugby School, e com a disseminação do esporte, foi criado o primeiro livro de regras, em 1845. Em 1863, uma nova reunião foi realizada com o objetivo de proibir algumas práticas, como chutar adversários (hacking), e fazê-los tropeçar (tripping). Uma das escolas participantes, chamada Blackheath era contra a corrida com a bola em direção ao campo adversário. No fim, essa regra continuou incluída no jogo, provocando uma divisão nos clubes praticantes do Association Football (futebol) e do Rugby Football (Rugby).

Em 1871, foi fundada a RFU (Rugby Football Union) que oficializou as regras do Rugby. Mais tarde, o Rugby se espalhou pelos demais países bretãos (as chamadas Home Nations), Oceania e Europa, e depois para o resto do mundo.

O Rugby serviu de base ainda para o surgimento de outros esportes, que possuem suas particularidades, como o futebol americano e o futebol australiano. Existe ainda o futebol gaélico, esporte irlandês, mas que se desenvolveu separadamente do Rugby, ainda que tenha muitas semelhanças.

Futebol Australiano

Futebol Gaélico

 
Outros vídeos podem ser vistos no canal do blog do Rugby no You tube, na seção Outros Esportes.

História do Rugby Sevens

Não existem documentos que comprovem a veracidade da história abaixo. Contudo, a força da história contada entre as gerações deve ter a sua essência conservada, mudando um detalhe ou outro.

A origem do Rugby jogado por sete pessoas, muito comum nos clubes que ainda estão nascendo, remonta ao século 19, mais exatamente em 1883. Durante uma reunião na pequena cidade de Melrose, Escócia, sobre como o clube faria para arrecadar fundos ao fim da temporada de Rugby, foi sugerido que fosse criada uma festa esportiva com duração de 1 dia na cidade.

Ned Haig, aprendiz de açougueiro, sugeriu o jogo de Rugby como parte das festividades, mas foi vetado, pois era inviável realizar um torneio com muitos jogadores em um único dia. Ficou então decidido que seria realizado um campeonato com número reduzido de jogadores, e regras ligeiramente diferentes. Diz-se que a ideia de um jogo com menor número de jogadores partiu de David Sanderson, chefe de Ned.

Então, no dia 28 de abril do mesmo ano, ocorreu o torneio de Seven-a-side de Melrose, com jogos de 15 minutos de duração. O campeonato foi um sucesso, e acabou vencido pela equipe de Melrose. Esse jogo também marcou a primeira controvérsia da história do Sevens, pois a equipe derrotada alegou que o tempo extra, quando foi decidida a final, não havia sido jogado inteiramente, tendo sido encerrado após o primeiro try da prorrogação. A equipe de Melrose alegou que eles haviam criado as regras e o torneio, e é assim que seria. Essa herança continua até hoje. Tanto na World Sevens Series, quanto no mundial, o primeiro try da prorrogação define o vencedor do jogo.

Originalmente, a formação de um time de Sevens era composta por 4 forwards, 2 jogadores de linha e o full back, até que foi feita a alteração para 3 forwards e mais um jogador de linha

 

Links úteis:

www.irb.com

www.rugbyfootballhistory.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Rugby_football

Anúncios

10 Respostas

  1. Olá colegas
    Na semana retrasada “dei nome aos bois”,de uma foto da Mack x Med 1981,Cadê???????????????
    Nao acho!!!!!!!!!!!!!!!Obrigado

  2. Os nomes que faltam da esquerda à direita:
    Em pé: 1- Giraud (francês) 2- Fábio 3- (não lembro) 4- Edú (já identificado 5- Ricardo Botto 6- Carlos Izzo 7- Silvinho 8- Hugo Chaluleu (gardelão) 9- Alberto Costa (Zumbi)
    Agachados: 1-Horácio Murua (peão) 2- Roberto Araújo (Rita Pavone) 3- Paulo Suplicy Barreto (velocista) 4- Luis Hector San Juan (gringo porra – técnico) 5- Roberto Rosatti (maloca) 6- José Carlos Vilela (Zeca) 7- Marcelo Murua (com a bola) e 8- Carlão (também jogador de whater-polo pelo Pinheiros)
    Um time bom mesmo, que nessa foto aparece no campo da “Medicina” em um dia em que deu um chocolate em cima dos médicos (Mack-Med 1981)
    Um abrazo a todos os ex-pupilos,
    Luis Hector San Juan

    • Luis

      Vendo esta fota fico triste pois era para eu estar nela.
      Na ultima hora sai do time para a entrada do Izzo, que já não era mais aluno do Mackenzie mas foi trocado por alguem da medicina na mesma situação.
      Alem disto o jogo não foi na medicina e sim no SPAC.
      Pelo menos ganhei duas medalhas, 1 do B e 1 do A pois fiquei na reserva do A.
      Quanto ao nome não identificado ele entrou no lugar do Mateo que estava machucado.
      Grande abraço para voce!!!

  3. Ao Daniel Venturole,

    Embora não te conheça pessoalmente, te envio um forte abraço. Continue registrando os feitos mackenzistas no blog. Parabéns!

    Luis Hector San Juan

  4. oi gente gostaria de pedir ajuda a alguem pois tenho que fazer um trabalho da faculdade sobre o rugby e aplicação desse esporte em fortaleza gostaria de saber se o rugby ja possui confederação ou algum ligado a confederação mudial de rygby e como fazer para ser implantado isso aqui???? obrigado desde ja!!!!!!!!!!!por favor me mandem um email quem poder!!!!

  5. acho q já foi implantado amigo! agora e a vez do league mais vc num ddver saber o q e! pesquisa!

    mais uma coisa o willians, era protestante e portanto pastor! ok!

  6. gente respondam uma Pergunta Pla miim ?? Quem foi o melhor número 10 da história do RUGBY argentino???

    Por favor quando vcs responderem me mandem um e-mail pla e muito important pla miim … llinaferreira@hotmail.com

    bejão

    • O maior 10 da Argentina foi HUGO PORTA

      • Inclusie foi jogador,por várias vêzes, abertura dos Jaguars e da Seleção do Hemisfério Sul. E pelo Banco de La Nacion condiziu a vitória sobre a Seleção da Inglaterra num jogo em Buenos Aires, algum tempo após a guerra das Malvinas. Sem dúvida um dos três melhores aberturas do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: