Breve histórico do Rugby paraense


  O Gsutavo, bravo admirador do Rugby e que tenta desenvolver o esporte na região, descreve neste post, na verdade, um email que me enviou, sobre como surgiu o esporte lá. O Pará já está representado no Mapa do Rugby Brasileiro  (clique no mapa do Brasil para acessar), mas com apenas uma equipe, o Cruzados.

 
“O Rugby surgiu no Pará em 1999, 2000, pelo que colhemos de um depoimento em uma comunidade no orkut (Belém Rugby clube), de um amigo de Manaus, o Marcelo “gordo” e de  um amigo do Belém e São Miguel, o Gleison farias, que parece até ter disputado amistoso com equipe da guiana francesa, uma vez que eram um grupo de empresários franceses que tentaram implantar essa modalidade no Pará em 1999. Até então, não haviam relatos da passagem do Rugby no Pará. Naquele ano,  Gleison Farias esteve presente nesse grupo,e diz que eles foram motivo de uma reportagem da revista Troppo. 

Existindo ou não oficialmente, o grupo desapareceu no período 2000/2007. 

Existem ainda duas versões sobre o rugby no Pará: a primeira, dá conta que um grupo de religiosos, na década de 60, teriam ido à Itália estudar teologia católica, e quando voltaram, introduziram um jogo de contato físico diferente do futebol. Ainda que a bola utilizada não fosse oval, há uma possibilidade de os religiosos terem trazido a idéia do rugby para o Pará. Quem nos informou foi Assunção de Castro que foi testemunha ocular da atividade, que segundo ele se parece com o nosso Rugby que hoje e praticado no Pará. 

A outra versão, diz que viram alguém praticando rugby em Salinas,  mas esse por sua vez não tem uma data especifica como a dos franceses 1999 e a dos religiosos década de 1960. Poderia ter sido algum turista, já que a cidade é um dos principais pólos turísticos do estado. 

Quem sabe os próprios ingleses que nos tempos da borracha na Amazônia tanto andavam pelo Pará não teriam trazido a oval em uma de suas viagens?

O fato é que o Rugby ressurgiu no final de 2007 em Capitão Poço através de Gustavo Soares (que treinava na seleção municipal de futebol) e disputava o torneio intermunicipal, mas não conseguiu vaga na equipe pocense para a disputa da fase de grupo, e mesmo assim continuou treinando na expectativa de ser inscrito na segunda fase da competição, até que assistiu, antes de um trieno, a um programa na  Band Sports, e depois viu outras reportagens sobre o mundial, e acabou se interessando pelo esporte, depois de duas recentes decepções no futebol. 

Foi nesse momento em que ele entrou em contato com a ABR. Abaixo segue o email desse contato
 ( email enviado. Fri, 9 Nov 2007 18:49:58 -0200, escreveu: > como organiza um campeonato estadual e ser reconhecido pela(abr) e como > conseguir bolas de rugby.) (email resposta. Para ser um Campeonato Reconhecido pela ABR, todos os clubes devem estar devidamente registrados. Para organizar o campeonato, podemos usar nossa experiência para auxiliá-lo. Quantos clubes existem hoje no Para? Quantas bolas necessita? Saudações.Klaus) representante da ABR.    

Porém o contato foi perdido com a instituição máxima da rugby brasileiro.”

Anúncios

9 Respostas

  1. OBRIGADO AMIGO DO BLOG: SOMENTE UMA INFORMAÇÃO OS CRUZADOS DA FLORESTA SÃO A SELEÇÃO ESTADUAL QUE NA VERDADE NÉM ESÁ TREINANDO!
    E QUANTOS AOS TIMES COMEÃMOS COM 5 NO PRIMEIRO ANO(2007) MAIS ATUALMENTE SO TEM DOIS ENVOLVIDO!
    ATLÉTICO PARAENSE E TEAM VIKINGS!

    • Gustavo, você havia me falado que havia mais de um, mas não me passou informações a respeito deles, por isso não considerei. Peço que envie os seguintes dados: fundação, site, orkut, cores da equipe, mascote, equipes (sevens, union – masculino ou feminino)e local de treino para efetivação

      abs
      HP

  2. PODES DEIXA COMINGO MAIS SO PRA PASSAR UMAS INFORMAÇOES: O PARÁ NO PRIMEIRO ANO DE RUGBY JA TINHA 5 EQUIPES NOS SOMOS ESPECIALISTAS EM BEACH RUGBY! E TBM JOGAMOS 7S E O NOSSO RUGBY PARAENSE PQ NÃO CONHECIAMOS AS REGRAS!

  3. blaz, vikings usam as cores dos paises nordicos, podendo ate muda já q a equipe ja jogou de verde!,
    ]o atlético usar as cores da bandeira do estado!
    vermelho azul,e branco!
    os crazy’s azul e branco! a seguir as comunidades dos clubes!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=46350725
    crasados da floresta! sel. paraense de rugby!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=50640814
    TEAM GUSTAVIKINGS rfc!!!!!!!!!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=50634930
    valew! um abraço!
    atléticoibero paraense.

  4. o rugby é o maximo tinha que esistir para meninas minha cidade niguem curti muito mas não vemao caso beijos stefanny cidade sacramento

    • Stefanny, o Rugby Feminino é Hexa Campeão Sulamericano e 10º colocada no mundo na categoria seven a side (sete jogadores), que por sinal será a modalidade a ser jogada nas Olimpiadas do Rio em 2016.

      Saudações Ovaladas!

  5. como que foi enventado o rugby?
    voce gostou de participar desta atividade?
    eu gostei muito do seu esporte
    tchau …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: